O clássico entre Real Madrid e Barcelona que marca a final da Supercopa da Espanha acontece neste domingo (12/01), no estádio Rei Abdullah Sports City, na Arábia Saudita. Coloca frente a frente os dois maiores times da Espanha que se enfrentaram nas duas últimas decisões do torneio com um título para cada lado.
Nas edições de 2023 e 2024, os placares foram 3 a 1 para o time catalão e 4 a 1 para os merengues, respectivamente. Nesta final Hansi Flick busca a 15 taça para o Barcelona, já Carlo Ancelotti que a 14 para o Real.
Jogos da Semifinais
Para chegar à decisão na quarta-feira (08/01), o Barcelona jogou contra o Athletic Bilbao e venceu por 2 a 0, gols de Gavi e Lamine Yamal. Já o Real enfrentou na quinta-feira (09), o Mallorca e sem dificuldades fez 3 a 0, gols de Bellingham, Martin Valjent contra e Rodrygo para fechar o placar.
O destaque pelo lado dos catalães tiveram a volta de Yamal que retribuiu com uma bela atuação, além de conseguirem juntamente ao Conselho Superior de Esportes (CSE) uma medida cautelar de urgência para que Dani Olmo e Pau Victor pudessem participar da final. Vale ressaltar que o Barcelona foi punido pelo Fair Play Financeiro e não poderia disputar torneios organizados por La Liga.
Já na partida do Real o que ficou evidente foi a confusão no apito final envolvendo Vini Jr. e o lateral do Mallorca Pablo Maffeo que trocaram provocações durante os 90 minutos, na saída de campo o clima esquentou fazendo com que os reservas e os treinadores tivessem que acalmar os ânimos.
Sequência da temporada
Após a final os dois times tem uma temporada cheia de compromissos, Real Madrid, atual vice-líder de La Liga e na 20ª posição do novo formato da Champions League, busca uma melhora na competição em que os merengues são reis. Já o Barcelona, terceiro colocado na competição nacional é o vice-líder na Champions em uma situação mais confortável vai avançando direto para a próxima fase.
ESPN e Disney+ (streaming) serão os canais para acompanhar o El Clássico.