Flamengo avalia reposição para Pedro e busca reforço até a próxima terça-feira

Em uma corrida contra o tempo e com poucas opções no mercado, o Rubro-Negro estuda a contratação de um novo centroavante para os próximos jogos

5 min de leitura
Foto destaque: Flamengo avalia reposição para Pedro e busca reforço até a próxima terça (Reprodução/Instagram/@pedroguilherme)

Após grave lesão do camisa 9, Pedro, o Flamengo continua debatendo internamente a possibilidade de trazer um novo centroavante para substituí-lo. O clube tem até a próxima terça-feira (9), prazo final para inscrições na Copa do Brasil, para decidir se reforçará ou não, o ataque, levando em conta o alto custo e a escassez de opções disponíveis.


Pedro, atacante do Flamengo (Foto: Reprodução/Buda Mendes/Getty Images Embed)


Marcos Braz, vice-presidente de futebol do clube carioca, ressaltou as dificuldades de encontrar um jogador adequado, já que as opções disponíveis sem contrato são limitadas e caras:

A janela praticamente acabou, as restrições são enormes para você fazer uma contratação hoje. Depois que fecha, você só pode contratar se o jogador já estiver sem contrato antes. Quando você vai analisar isso, são pouquíssimos os jogadores que estão sem contrato e que você entenda que esses possam de fato resolver o seu problema. 

No entanto, Braz destacou que o Rubro-Negro ainda possui outras alternativas no elenco. Além de Gabigol, que historicamente tem resolvido bem os problemas ofensivos do time, o Flamengo conta com Carlinhos e Bruno Henrique, que também podem atuar como centroavantes.

Prazos para contratações

Se o Flamengo registrar um atleta até o dia 9 de setembro, o clube terá a chance de tê-lo para a Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores. Porém, algumas questões devem ser destacadas: o atleta deveria estar disponível no mercado antes do dia 2 de setembro, quando a janela fechou. Caso o mesmo tenha rescindido o contrato após o dia 3, deverá ficar fora de campo toda a temporada de 2024.


Pedro em treinamento pela Seleção Brasileira
Pedro em treinamento pela Seleção Brasileira (Foto: Reprodução/Instagram/@pedroguilherme)

Se o Flamengo regularizar a contratação do novo centroavante até dia 9 de setembro, o reforço poderá ser inscrito nas três competições, mas com algumas regulamentações. No caso da Copa do Brasil, ele só poderia atuar na semifinal; na Libertadores, o jogador poderia ser uma das três substituições permitidas pelo regulamento para as quartas de final; e, no Campeonato Brasileiro, o clube pode fazer até oito alterações na lista de 50 inscritos até o dia 20 de setembro.

Se o Flamengo contratar um reforço após 9 de setembro, ele não poderá atuar na Copa do Brasil, mas teria chances de jogar a Libertadores (se inscrito até o dia 13 de setembro) e o Brasileirão. Em caso de ser contratado após 13 de setembro, o jogador ficará fora da Copa do Brasil e só poderá participar da semifinal da Libertadores, caso o clube avance, com chances de competir pelo Brasileirão também (com prazo final em 20 de setembro).

Lesão do camisa 9

Em um treinamento da Seleção Brasileira, nesta última terça (3), o atacante do Flamengo, Pedro, se lesionou gravemente e teve a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA). Em vídeo publicado em seu instagram, o camisa 9 agradece as mensagens de apoio e se mantém esperançoso:


Pedro agradece as mensagens recebidas (Vídeo: Reprodução/Instagram/@pedroguilherme)


Esse carinho me deixa muito grato, muito feliz e me motiva ainda mais para dar o meu melhor na recuperação“, disse Pedro.

O LCA é um ligamento que tem como função a estabilização do joelho, especialmente em movimentos com giro, aceleração e frenagem. Ele é crucial em esportes como o futebol, pois conecta a tíbia ao fêmur, impedindo que a tíbia se mova à frente do fêmur. A previsão de recuperação é de 8 meses.

O Flamengo pensa em acionar a Fifa para receber indenização pela lesão de Pedro, utilizando o The FIFA Club Protection Programme ” (Programa da Fifa de Proteção dos Clubes). A compensação é baseada no salário anual do atleta, com um limite de 7,5 milhões de euros por ano e um valor diário máximo de 20,5 mil euros, válido por até 365 dias. A indenização começa a ser calculada a partir do 29º dia após a lesão.

Seguir
Redatora estagiária da IN Magazine e estudante em duas graduações: jornalismo esportivo & comunicação social, pela Universidad Nacional de La Plata.
Sair da versão mobile