Flamengo e CBF em lados opostos; Filipe Luís cita ciência

O desempenho do Flamengo em campo leva a torcida à festa, mas a CBF, ao alterar o calendário, faz com que o clube adote postura firme por meio de nota oficial. A insatisfação é percebida por todos no clube, inclusive pelo técnico Filipe Luís. Convicção rubro-negra O técnico Filipe Luís por ter sido jogador e […]

27 ago, 2025
Foto destaque: Filipe Luís, técnico do Flamengo (reprodução/Instagram/@filipeluis)
Foto destaque: Filipe Luís, técnico do Flamengo (reprodução/Instagram/@filipeluis)
Flamengo e CBF em lados opostos; Filipe Luís cita ciência

O desempenho do Flamengo em campo leva a torcida à festa, mas a CBF, ao alterar o calendário, faz com que o clube adote postura firme por meio de nota oficial. A insatisfação é percebida por todos no clube, inclusive pelo técnico Filipe Luís.

Convicção rubro-negra

O técnico Filipe Luís por ter sido jogador e agora treinador falou sobre a importância de ter pelo menos quatro dias de descanso para os jogadores desempenharem um bom futebol.

O clube já se posicionou e eu prefiro não opinar sobre o assunto. Os jogadores com quatro dias de descanso, depois de três em três dias… não conseguem performar. Isso ainda não está demonstrado, vai ser demonstrado um dia e vai mudar. Eu tenho certeza absoluta que, cientificamente, demonstraram que o jogador precisa de quatro dias para poder ter uma recuperação toda, então não será esse ano, disse o técnico do Flamengo sobre a atitude da CBF.


Flamengo e CBF em lados opostos; Filipe Luís cita ciência
Jogadores Juntos para a sequência de jogos (Foto: reprodução/Instagram/@flamengo)

Insatisfação: Carga de jogos

O calendário previa que o Brasileirão terminaria em 21 de dezembro. Isso, no entanto, não ocorrerá mais: a data de encerramento da competição foi antecipada para 7 de dezembro.

Essas duas semanas de diferença interferem diretamente no planejamento traçado pelo Flamengo. O time da Gávea havia organizado uma rotina equilibrada entre treinamentos e descanso para os jogadores.

Com isso, a sequência de jogos tende a ser mais pesada. De fato, O rubro-negro não joga mais a Copa do Brasil, mas disputou o Mundial de clubes nos Estados Unidos e acumula bastante jogos nessa temporada.

Além disso, equipes como o Cruzeiro, que disputam apenas o Campeonato Brasileiro, podem levar vantagem com a mudança no calendário — considerada unilateral pelo rubro-negro.

CBF justifica mudança

A alteração no calendário determinou que a final da Copa do Brasil vai ser disputada no dia 21 de dezembro. Já o Campeonato brasileiro, vai finalizar no dia 7 de dezembro. O presidente da CBF comentou que recebeu apoio de outros clubes e até da imprensa como um todo, pois sua intenção era ajustar e melhorar o calendário, mas ressaltou que essa mudança não começou na sua gestão.

Na verdade, o favorecimento é para o futebol brasileiro, então nós estamos aqui representando uma instituição, nós temos que tomar decisões importantes e vislumbramos uma possibilidade de ajustar nossas dadas, para conseguirmos terminar o campeonato brasileiro neste ano, disse Samir Xaud, presidente da CBF.

Portando, a atitude da entidade pode ser interpretada como uma tentativa de melhorar a preparação dos times brasileiros que disputam a Conmebol Libertadores — Flamengo, representante carioca, e Palmeiras e São Paulo, representantes paulistas. Isso porque a Copa Intercontinental começa em 10 de dezembro, e o vencedor da Libertadores poderá disputar a competição com o calendário brasileiro já concluído.

Mais notícias