Flamengo enfrenta série de lesões em setembro

Oito atletas estão no departamento médico do clube, confira

Alanis Zamengo Por Alanis Zamengo
7 min de leitura
Foto destaque: Escudo do Flamengo (reprodução/Flamengo)

O Flamengo enfrentou grandes adversidades em agosto e, com o início de setembro, a situação não melhorou. Na última quarta-feira (04), durante um treino da Seleção Brasileira, o atacante Pedro sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, rompendo o ligamento cruzado anterior. A lesão afastará o jogador dos gramados até o próximo ano, juntando-o a Cebolinha e Viña, que também estão fora do restante da temporada.

O número de lesões no clube aumentou a partir da segunda metade do mês de agosto. A equipe precisou se adaptar para lidar com o desgaste físico de uma maratona de jogos e viagens importantes. Agora, o Flamengo vê a pausa da Data FIFA como uma oportunidade para recuperar parte de seu elenco.


A reapresentação do time ocorrerá nesta quinta-feira (05), com o foco voltado para a preparação do jogo contra o Bahia, marcado para o dia 12 de setembro, válido pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A expectativa é que jogadores importantes como Gabigol, Arrascaeta e Léo Pereira estejam disponíveis para essa partida, com a possibilidade de De la Cruz também estar recuperado.

Situação do DM do Flamengo

O Flamengo atualmente conta com oito jogadores no departamento médico, entre eles Cebolinha, Viña, Gabigol, Arrascaeta, Michael, De la Cruz, Léo Pereira e Pedro. A onda de lesões começou no empate contra o Palmeiras, no dia 11 de agosto, válido pelo Campeonato Brasileiro. Naquela partida, Cebolinha sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles, enquanto Viña teve uma lesão no ligamento cruzado anterior, no menisco e fraturou a tíbia da perna direita.

Na partida seguinte, contra o Bolívar, válida pela Libertadores, foi a vez de Pedro sofrer uma lesão na parte posterior da coxa esquerda. Gabigol, que entrou em seu lugar, também acabou lesionando a parte posterior da coxa direita. Apesar disso, o camisa 9 voltou a jogar no último domingo (01), contra o Corinthians pelo Brasileirão. Já o camisa 99 está em reta final de recuperação e já iniciou atividades em campo.

Posteriormente, Arrascaeta sofreu uma lesão durante a derrota para o Botafogo, em jogo do Campeonato Brasileiro, se juntando à lista de desfalques. Situação semelhante aconteceu com De la Cruz, que lesionou a parte posterior da coxa direita na vitória sobre o Bahia, na Arena Fonte, durante o jogo de ida da Copa do Brasil. Ambos estão em tratamento no Ninho de Urubu e ficaram de fora da lista de convocação da Seleção Uruguaia desta Data FIFA.

A expectativa é que a dupla de uruguaios retomem os treinamentos em campo nos próximos dias, visando a preparação para o confronto contra o Bahia, no Maracanã, dia 12. Arrascaeta tem boas chances de estar disponível para essa partida, enquanto De la Cruz ainda passará por novas avaliações antes de ser confirmado.

Outra preocupação para o Flamengo é Michael, o primeiro reforço contratado nesta janela. O jogador sofreu uma lesão na parte posterior da coxa durante o jogo contra o Bahia, e, devido à gravidade, a estimativa inicial de recuperação é de até dois meses. Com isso, o atacante deve voltar aos gramados apenas no final de outubro.


De la Cruz e Michael durante treino do Flamengo
De la Cruz e Michael durante treino do Flamengo (Foto: reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

A última partida antes da pausa para a Data FIFA também trouxe complicações para o Flamengo. Léo Pereira não jogou contra o Corinthians após sofrer após sofrer uma pancada no jogo anterior contra o Bahia, que resultou em uma entorse no joelho esquerdo. No entanto, a expectativa é de que o zagueiro esteja recuperado e disponível para o próximo confronto contra o Bahia.

Durante o mesmo jogo, Varela saiu de campo com dores no quadril direito e alguma limitação de movimento. Apesar disso, a situação não gera grandes preocupações, visto que o lateral foi convocado para a equipe nacional e está disponível para as Eliminatórias contra a Venezuela, na próxima terça-feira, dia 10, já que cumpre suspensão na partida contra o Paraguai.

Lesionados

  • Cebolinha: tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo
  • Viña: menisco, ligamento cruzado do joelho direito e fratura na tíbia
  • Gabigol: posterior da coxa direita
  • Arrascaeta: adutor da coxa esquerda
  • De la Cruz: posterior da coxa direita
  • Michael: posterior da coxa direita
  • Léo Pereira: entorse no joelho esquerdo
  • Pedro: ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo

Pedro, Pulgar e Varela

Pedro, convocado para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 contra Equador e Paraguai, sofreu uma torção no joelho esquerdo logo no início do treino tático desta quarta-feira. O atacante, que era titular na equipe comandada por Dorival Júnior, foi substituído por Endrick durante a atividade.


Pedro durante treino da Seleção Brasileira
Pedro durante treino da Seleção Brasileira (Foto: reprodução/Rafael Ribeiro/CBF)

Após sair do campo mancando, Pedro foi submetido a exames clínicos e uma ressonância magnética, que confirmaram a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho. A previsão de recuperação é de pelo menos oito meses. O Flamengo afirmou que fornecerá uma atualização sobre o estado do jogador quando ele retornar ao clube, mas ainda não há data definida para isso.

Erick Pulgar está fora da convocação do Chile contra a Argentina dessa Data FIFA, devido a um edema muscular em uma das coxas. Entretanto, a situação não é considerada grave, e a seleção chilena espera contar com o volante para o jogo contra a Bolívia na próxima terça-feira, dia 10.

Durante a partida contra o Corinthians, Varela saiu com dores no quadril direito. Apesar disso, o lateral está disponível para a Seleção Uruguaia nos jogos contra o Paraguai e Venezuela. Embora esteja suspenso para o primeiro confronto, a expectativa é que ele esteja apto para participar do segundo.

Sair da versão mobile