Com a morte do lendário apresentador Silvio Santos neste sábado (17), vários clubes de futebol fizeram homenagens em suas redes sociais ao comunicador, um dele foi o Flamengo, time campeão da última edição da Copa Dos Campeões Mundiais, torneio criado e promovido pelo Senor Abravanel.
Copa dos Campeões Mundiais
Em Parceira com a empresa “Sport Promotion”, o SBT fez a primeira edição do campeonato de cunho amistoso que reunia os times Brasileiros que já tinham ganhado o Mundial de Interclubes na época: Santos (1962 e 1963), São Paulo (1992 e 1963), Flamengo (1981) e Grêmio (1983). A competição teve três edições e era disputado em julho, depois dos estaduais e antes do início do Campeonato Brasileiro.
A emissora de Silvio cobria os custos de logística e pagava aos clubes certa de 200 mil dólares pela primeira fase, utilizando o modelo todos contra todos e os dois que obtinham as melhores campanhas avançavam para a final. O vencedor ganhava mais 200 mil dólares, já o vice, levava mais 100 mil dólares, em conforme divulgado pela imprensa na época. Os clubes também recebiam 60% do borderô de cada partida em caso de vitória, 40 % se fosse derrotado e 50% em caso de empate.
Edições do torneio
O São Paulo foi o primeiro campeão do torneio em cima do Santos, após ficarem no 0 a 0 durante o tempo cronometrado, o Tricolor Paulista foi mais efetivo na disputa de pênaltis e levou a taça. Com o SBT tendo a média de 25 pontos de audiência com a Copa, Silvio Santos ficou satisfeito com o investimento e confirmou a competição para 1996, desta vez, entrando no calendário oficial da CBF.
Na segunda edição, o time Rubro-Negro chegou à final, porém, na final disputada no Mané Garrincha, foi derrotado por 2 a 1 para o São Paulo, assim consagrando o bicampeonato.
Em 1997, a última edição do torneio teve os dois times retornado na final, com Flamengo começando superior na partida, o time carioca teve chances desperdiçadas por Junior Baiano e Lúcio, até que o São Paulo começou a reagir com oportunidades de Denílson e Dodô.
Nos 40 minutos do primeiro tempo, Iranildo marca e se torna o herói da partida, mesmo que no segundo tempo, o Tricolor paulista pressionou para empatar, a grande atuação de Júlio César nas traves garantiu a vitória. Assim o Rubro-Negro impediu o tricampeonato do São Paulo e se tornou o último campeão do extinto torneio de Silvio Santos.