Flamengo supera São Paulo e vira o time com mais vitórias na história do Brasileirão

São Paulo segue como líder com mais pontos conquistados na história do Brasileirão de pontos corridos, com 1434, mas o Flamengo aproxima-se com 1428 pontos

08 dez, 2025
Foto do confronto entre São Paulo e Flamengo pelo Brasileirão | Reprodução/Getty Images Embed/Miguel Schincariol
Foto do confronto entre São Paulo e Flamengo pelo Brasileirão | Reprodução/Getty Images Embed/Miguel Schincariol

O Flamengo encerrou o Campeonato Brasileiro de 2025 na liderança, conquistando o título de campeão, e também assumiu a liderança como o time com mais vitórias na era dos pontos corridos, iniciada em 2003.

O Rubro-Negro venceu 23 jogos neste Brasileirão, número suficiente para deixá-lo à frente do São Paulo, que conquistou somente 14 vitórias no campeonato. Em outubro, o Flamengo empatou com o Tricolor em números de vitórias, mas terminou o torneio com uma vitória a mais no total histórico: 397 vitórias do Rubro-Negro contra 396 do Tricolor Paulista.

Mesmo com a campanha incrível do Rubro-Negro — que se tornou campeão na penúltima rodada, contra o Ceará —, o Tricolor Paulista ainda teve a chance de empatar o total de vitórias na última rodada.

O Flamengo empatou em 3 a 3 com o Mirassol no sábado (6), enquanto o São Paulo jogou no domingo (7) e acabou perdendo para o Esporte Clube Vitória por 1 a 0. Com essa combinação de resultados, o Flamengo encerra a temporada como o clube com mais vitórias na história do Brasileirão de pontos corridos, iniciado em 2003.

Ranking de vitórias até o Flamengo se tornar o líder

O primeiro time a liderar o ranking foi o Cruzeiro, que em 2003, por méritos, se tornou o primeiro campeão da era dos pontos corridos ao conquistar 31 vitórias, quando a competição ainda contava com 24 equipes e 46 rodadas. No ano seguinte, o Cruzeiro foi ultrapassado pelo Santos, campeão brasileiro de 2004, que alcançou 52 vitórias.

Essa liderança santista durou até 2007, ano do bicampeonato nacional do São Paulo, que conquistaria o tricampeonato seguido em 2008 e permaneceria como líder do ranking de vitórias até o final da edição do Brasileirão de 2025, quando o Flamengo assumiu essa liderança.


Post do Flamengo campeão do Brasileirão de 2025 (Foto: reprodução/X/@flamengo)


Do início da era dos pontos corridos, em 2003, até assumir a liderança em 2025, o Flamengo chegou a ser o 14º time com mais vitórias no Brasileirão. Isso ocorreu em 2005, quando a equipe Rubro-Negra terminou a competição em 15º lugar e brigou durante todo o campeonato contra o rebaixamento, ficando somente seis pontos à frente do primeiro time na zona de rebaixamento.

A partir de 2005, o time começou a evoluir no ranking. Em 2009, alcançou a sexta colocação geral, ano em que conquistou o título brasileiro após 17 anos. Entre 2010 e 2018, o Flamengo variou entre a sétima e a oitava posição. Foi em 2019 que o clube iniciou a arrancada definitiva até 2025, quando se tornou o time com mais vitórias na história do Brasileirão de pontos corridos.

São Paulo é o líder em pontos do Brasileirão 

O São Paulo viu o Flamengo ultrapassá-lo em número de vitórias na história dos pontos corridos: 397 do Flamengo contra 396 do São Paulo. Porém, o clube paulista segue sendo o time que mais conquistou pontos desde 2003, início da era dos pontos corridos.

Apesar de uma campanha no Brasileirão de 2025 em que terminou somente na oitava colocação, com 51 pontos, o São Paulo ainda manteve chances de se classificar para a pré-Libertadores de 2026, caso Cruzeiro ou Fluminense vençam a Copa do Brasil.


Tabela do Brasileirão série A de 2025 (Foto: reprodução/Instagram/@brasileirao)


Para concluir, o Tricolor Paulista acumulou, desde 2003, um total de 1.434 pontos. Porém, vê seu rival Flamengo se aproximando nessa estatística, com 1.428 pontos.

O Campeonato Brasileiro da Série A de 2026 terá início em janeiro do próximo ano, devido à Copa do Mundo de seleções, que ocorrerá em junho. Teremos uma disputa particular entre os dois clubes, para ver quem terminará a competição com mais vitórias e pontos conquistados na nova era dos pontos corridos.

Mais notícias