Após o empate sem gols do Fluminense contra o Borussia Dortmund nesta terça-feira (17), pela estreia do Grupo F da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a atuação mágica do tricolor foi amplamente divulgada pela mídia internacional. Jornais do mundo inteiro comentaram sobre o duelo no Metlife Stadium, em Nova Jersey, e enfatizaram sobre o quanto os cariocas surpreenderam contra o tradicional clube alemão, e já chegaram superando as expectativas na competição.
Tricolor na boca do mundo
A façanha do clube carioca foi amplamente vangloriada por grandes portais de esportes pelo mundo. Destaque para a matéria do jornal alemão “Bild”, que reconheceu a superioridade dos brasileiros, e ainda destacou que o representante de seu país deixou bastante a desejar.
Outra referência no jornalismo esportivo, o espanhol “Marca”, rasgou elogios ao time de guerreiros pela atuação corajosa, coletivamente falando. O craque colombiano Jhon Arias ainda foi definido como o craque absoluto da partida na análise publicada, e ainda ressaltou a falta de capacidade de reação do Borussia.
O Fluminense, muito bem posicionado, tinha tudo claro: roubar a bola e armar um contra-ataque com poucos passes. O Dortmund teve dificuldades para montar. Além disso, faltava velocidade nas combinações, faltava passe final.”
Matéria divulgada pelo “Marca”
Post mostrando o placar ao final da partida (Foto: reprodução/Instagram/@fifaclubworldcup)
Apesar do que se esperava antes da partida, a equipe tricolor foi completamente superior nesse confronto. Há quem afirme que o gol só não saiu por conta de lances milagrosos por parte do goleiro Kobel, que foi o grande resposável por manter um tabu de quase 13 anos dos brasileiros contra times europeus.
O empate deixa ambos os clubes em igualdade de pontos na tabela do grupo, que ainda tem Mamelodi Sundowns (Africa do Sul) e Ulsan Hyundai (Coréia do Sul). Ambos se enfrentaram na noite de terça-feira (17), e o duelo terminou em vitória para os africanos — que venceram a partida por 1×0, sem contar com os 2 gols anulados.
Histórico de europeus contra brasileiros
Ao longo da história, o confronto entre os representantes do nosso futebol contra os clubes que podem ser considerados os maiores destaques do cenário mundial já foi bastante equilibrado: Com diversos finais felizes para os brasileiros na decisão pelo título mundial. Enquanto que Flamengo, Grêmio e São Paulo foram alguns que se destacaram ao derrotar os adversários temidos, ainda houveram outros participantes (como foi o caso do Vasco, em 1998) que não venceram, porém acabaram fazendo grandes jogos.
Elenco do Corinthians levanta a taça do Mundial de Clubes em 2012 (Foto: reprodução/Matthew Ashton/Corbis Sport/Getty Images embed)
Atualmente, a realidade é bem diferente do que já vimos em outras épocas. A última vitória de um clube brasileiro nesses confrontos aconteceu no Mundial de Clubes de 2012, quando o Corinthians foi campeão sobre o Chelsea com gol de Paolo Guerrero. Desde aquela final no Japão, o Brasil ainda protagonizou partidas marcantes, como as decisões de 2017, 2019 e 2021 — disputadas em alto nível por Grêmio, Flamengo e Palmeiras, respectivamente.
Entretanto, pode-se dizer grande atuação de um clube contra o Fluminense, que só deixou a vitória escapar por um detalhe, demonstra que nossos clubes ainda possuem chances de voltarem a bater de frente com os “bichos-papões” do futebol, e essa Copa de Clubes é a oportunidade perfeita para vermos esses grandes duelos em campo.