Nesta terça-feira (17), ocorreu a estreia da última equipe representante do futebol brasileiro na Copa do Mundo de Clubes. O Fluminense encarou o time do Borussia Dortmund, sendo o único dos 4 a encarar um adversário difícil logo na primeira rodada da competição.
Apesar do temor e da desesperança por parte da torcida, o jogo foi exatamente o oposto do que se esperava: Um dominio avassalador do tricolor das Laranjeiras, que fez uma atuação simplesmente fantástica, na qual a única coisa que faltou foi logo o elemento mais importante, o gol.
Time de guerreiros
Diante de um cenário em que a vitória do clube alemão parecia praticamente certa, o nosso time de guerreiros mostrou ao mundo o porquê de carregarem esse apelido. Desde os primeiros minutos, assumiu o controle da partida com uma postura agressiva e determinada, criando duas grandes chances na reta inicial do primeiro tempo, ambas vindas dos pés do craque Jhon Árias.
Ao longo da partida, as oportunidades continuaram surgindo, e mesmo com o Borussia também levando um certo perigo à área tricolor, ficou claro que a tarde era dos cariocas. Segundo o comentarista Gian Oddi, do canal ESPN, o Fluminense teve a melhor atuação entre os clubes brasileiros nesta primeira etapa da competição.
No segundo tempo, o grito de gol ficou ainda mais próximo: aos 12 minutos, Everaldo recebeu um belo passe de Árias e partiu em uma grande arrancada rumo ao gol defendido por Kobel. No entanto, ao chegar na área, optou por não finalizar e tocou para Cannobio, que por sua vez chutou em cima do defensor suíço, fazendo-o defender a bola com tranquilidade.
O Fluminense ainda teve mais uma chance perigosa com Nonato, que aproveitou o rebote após um chute de Everaldo, e finalizou para mais uma defesa milagrosa vinda do goleiro do Dortmund. Contudo, após o replay da jogada, foi constatado que o meia estava em posição de impedimento, logo na hipótese de sair o gol, seria anulado.
Outra grande atuação no elenco dos cariocas foi a do goleiro Fábio, de 45 anos, que segurou as pontas nas eventuais chances criadas pelo adversário europeu.
Desempenho dos brasileiros até o momento
Após o fim do ciclo de estreias dos clubes brasileiros na competição, até o momento pode-se dizer que o nosso futebol tem sido bem representado nos Estados Unidos. Nessa primeira rodada, todos venceram ou empataram seus jogos — e mesmo aqueles que deixaram a vitória escapar, a exemplo do Fluminense, mostraram um bom desempenho em campo, provando que mereciam sair de campo com os 3 pontos no bolso.
Resultados dos confrontos de ontem (16/06) (Foto: reprodução/Instagram/@fifaclubworldcup)
Contudo, a próxima rodada promete ser mais desafiadora para algumas das nossas equipes. O Flamengo terá pela frente o Chelsea, que se consagrou campeão da UEFA Conference League 2024-25, enquanto o Botafogo encara ninguém menos que o PSG — atual campeão da Champions League e um dos times mais fortes do futebol mundial na atualidade, vindo de uma goleada por 4 a 0 sobre o também europeu Atlético de Madrid.