Fluminense pode se tranquilizar na tabela com o resultado do jogo contra o Fortaleza

Tricolor carioca pode estar mais próximo do que parece de permanecer na elite do futebol brasileiro

3 min de leitura
Foto Destaque: Time do Fluminense tem desafios pela frente (Reprodução/Lucas Merçon/Fluminense F.C.)

Com uma rodada decisiva no Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem a oportunidade de deixar para trás a preocupação com o rebaixamento e alcançar maior tranquilidade na tabela. Apesar de estar próximo da zona de rebaixamento (Z-4), o Tricolor das Laranjeiras, com um jogo a menos que seus principais concorrentes, não corre o risco de entrar na zona nesta sexta-feira (22), independentemente do resultado contra o Fortaleza.

Contas para fugir da zona de rebaixamento

Atualmente, o Fluminense possui 24,5% de chances de rebaixamento, de acordo com um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contudo, uma vitória no Maracanã pode reduzir significativamente essa probabilidade, tornando o cenário mais favorável para a equipe comandada por Mano Menezes.


Técnico do Fluminense
Mano Menezes terá muito trabalho no fim do Campeonato Brasileiro (Foto: reprodução/Lucas Merçon/Fluminense F.C.)

O Tricolor tem a mesma pontuação que Bragantino e Criciúma, times que ocupam posições no Z-4 com 37 pontos cada. Por outro lado, Grêmio e Athletico-PR, que possuem 40 pontos, apresentam chances menores de rebaixamento: 6,4% e 10,4%, respectivamente. O momento do Fluminense é delicado, já que foi ultrapassado pelo Juventude na tabela e permanece fora da zona apenas pelos critérios de desempate. Apesar disso, o clube carioca se mantém esperançoso, pois seus adversários diretos vêm enfrentando dificuldades em alcançar bons resultados.

O Bragantino, atual 18º colocado, amarga uma sequência de dez jogos sem vitórias no Brasileirão, enquanto o Criciúma não triunfa há cinco rodadas. Ambas as equipes vivem momentos complicados, o que ajuda a manter o Fluminense em uma posição relativamente favorável na luta contra o descenso.

O empate não é tão ruim

Mesmo que não conquiste uma vitória contra o Fortaleza, o Tricolor pode ganhar uma posição se empatar a partida. Com isso, ultrapassaria o Juventude nos critérios de desempate, uma vez que ambos teriam a mesma pontuação. Contudo, um triunfo nesta rodada poderia ser determinante para afastar de vez o risco de rebaixamento.

Com o resultado positivo, o Fluminense poderia abrir vantagem na tabela na próxima rodada, quando enfrentará o Criciúma em confronto direto. Uma vitória contra o Tigre possibilitaria ao Tricolor abrir até seis pontos de vantagem sobre o adversário, restando apenas nove rodadas para o término da competição. Mas, antes disso, o caminho para a tranquilidade começa no confronto crucial contra o Fortaleza.

Sair da versão mobile