Fluminense vence Bahia e conquista vaga direta na Libertadores
Resultado no Maracanã confirma tricolor carioca na fase de grupos da competição continental no próximo ano; temporada segue com disputa pela Copa do Brasil
O Fluminense encarou o Bahia neste domingo (07), em confronto direto pela 38ª rodada do Brasileirão 2025, com ambos os clubes buscando uma vaga direta para a fase de grupos da próxima edição da Libertadores. O clube das Laranjeiras vinha embalado após a vitória sobre o Grêmio, no úlitmo meio de semana.
Ainda sim, a partida entre os tricolores no Maracanã não era a única a definir o 5 colocado na tabela. A briga pela vaga ainda contava com a participação do Botafogo, que seria o premiado caso levasse a melhor contra o Fortaleza — e o rival carioca também não vencesse o duelo. Apenas o time de guerreiros dependia somente de si para a classificação.
Ídolos em ação
Ao contrário dos demais jogos da rodada final do torneio, a primeira etapa no Maracanã não teve grandes emoções — apresentando uma disputa equilibrada e com boas chances vindas de ambos os lados. O Fluminense contou com mais uma boa atuação de Lucho Acosta, que apesar de não ter tido muito destaque dentro da grande área, foi responsável por grande parte da armação das jogadas.
Enquanto isso, o Bahia respondia com um bom volume ofensivo, obrigando Fábio a trabalhar em diversos lances. Já o goleiro Ronaldo se destacou do lado baiano com grande defesa aos 29 minutos, quando Everaldo recebeu um belo passe de Acosta, e chutou forte no meio do gol. No geral, as defesas levaram a melhor na maior parte das jogadas, mantendo o placar em 0 a 0.
Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge tv)
Já na segunda etapa, o duelo tomou outro rumo: Para a alegria da torcida que lotou o Maracanã nesta tarde, o Fluminense voltou mais organizado para a etapa final, crescendo cada vez mais na partida. A apoteose veio após a entrada de Ganso, que logo no primeiro toque na bola, recebeu na área e finalizou com uma cavadinha para abrir o placar, marcando um gol não apenas importante para o clube, quanto para si mesmo: O camisa 10 encerrou um jejum de 7 meses sem balançar as redes.
“Sentimento de felicidade. Primeiro por cumprir nosso objetivo que era ir direto à fase de grupos da Libertadores. Voltar já no finalizando com um gol é espetacular, melhor ainda. Só agradecer ao carinho da torcida que sempre esteve comigo, família sempre comigo nesse ano que foi bastante complicado. Espero que possamos terminar de maneira digna na Copa do Brasil.”
Diante deste cenário, o Bahia se viu obrigado a se lançar mais ainda ao ataque, dando ainda mais espaço para o tricolor das Laranjeiras. Pouco depois, a festa entre a torcida verde, branca e grená ficou ainda mais intensa, graças a outro ídolo do clube: Aos 37 minutos, Soteldo realiza grande jogada em cima de Erick Pulga, e cruza na medida para Thiago Silva cabecear firme e fechar o placar em 2 a 0.
Grato por mais uma temporada de campeonato ao lado desse grupo incrível de jogadores e comissão técnica, e satisfeito por ver o time de volta ao lugar que merece – na Copa Libertadores. Um grande obrigado aos torcedores que estão sempre conosco. O trabalho ainda não acabou, e… pic.twitter.com/IdXuREUekU
— Thiago Silva (@tsilva3) December 7, 2025
Post de agradecimento de Thiago Silva após a partida (Foto: reprodução/X/@tsilva3)
Após o fim do jogo, veio o alívio — um sentimento reconfortante para uma torcida que viu o clube oscilar tanto ao longo da temporada. De uma grande campanha na primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA a uma eliminação amarga na CONMEBOL Sul-Americana, essa grande vitória — e a classificação direta para a próxima Libertadores, veio como um doce presente para o tricolor enxugar suas lágrimas derramadas e sorrir para um futuro incerto, mas promissor.
Ainda há título em disputa
Entretanto, mesmo com o fim do Brasileirão — e com a vida do tricolor carioca para o próximo ano já definida, o time de guerreiros ainda encara mais um último capítulo nessa temporada de altos e baixos: A disputa pelo título da Copa do Brasil, que conta com Fluminense, Vasco, Corinthians e Cruzeiro.
Já na próxima quinta-feira, o clube das Laranjeiras encara o rival coterrâneo, pelo primeiro jogo das semifinais da competição. O cruzmaltino poupou grande parte do time titular no duelo da tarde, contra o Atlético-MG, já visando este confronto decisivo.
Ver essa foto no Instagram
Venda de ingressos para o jogo de ida entre Vasco e Fluminense (Foto: reprodução/Instagram/@fluminensefc)
A conquista da competição nacional seria um grande encerramento ‘com chave de ouro’ deste 2025 para a torcida tricolor. Terminar a temporada erguendo um troféu demonstraria a força do elenco para sonhar com grandes conquistas em 2026 — gerando confiança para uma torcida bastante desacreditada ao longo do ano, porém ainda com um grandioso sentimento pelo clube, justificado pelo público de 52 mil presentes no Maracanã nesta tarde.
