Durante esta semana, está prevista uma reunião da Comissão de F1 da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), que visa discutir uma nova possibilidade no sistema de pontuação para a categoria. A ação de mudança consiste em estender a zona de pontos até a 12ª Posição, ao invés do formato atual, top 10. A informação, é dada pelo portal de notícias, “Motorsport.com”.
O objetivo é a possibilidade de tornar as lutas pelo pelotão do meio e fundo do grid, mais compensatórias e atrativas, e também beneficiar as consistentes equipes intermediárias da F1. Para evitar que se torne uma mudança drástica, a pontuação dada às primeiras oito colocações não irão sofrer qualquer tipo de alteração, caso seja uma sugestão aprovada para a temporada 2025.
No sistema atual, o piloto detentor da volta mais rápida da corrida, ganha um ponto extra. Porém, ele deve terminar entre os dez primeiros colocados em uma prova. Se adaptando ao possível novo formato, para garantir o ponto extra, o piloto deve estar entre os 12 primeiros da corrida.
Atualmente, a F1 garante 25 pontos aos vencedores e concede até um ponto ao décimo colocado. Esse modelo, foi introduzido em 2010, antes disso, o vencedor ganhava dez pontos; o segundo oito pontos; o terceiro seis; e a última colocação a receber pontos, na época, era a oitava, que recebia apenas um ponto.
De 1991 até 2002, só os seis primeiros ganhavam pontos, porém em 2003 a F1 decidiu concretizar a primeira mudança no sistema durante a década, para responder à hegemonia de Michael Schumacher.
O campeonato de pilotos da temporada atual, liderado por Max Verstappen, mais de seis pilotos estão com a pontuação zerada. Já no campeonato de construtores, três equipes possuem zero pontos, e consequentemente, estão nas últimas posições, são elas: Williams, Alpine e Sauber.