Fortaleza acerta com Renato Paiva após saída de Vojvoda

Após a saída de Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza acertou a contratação de Renato Paiva como novo treinador. Inicialmente, o principal alvo da diretoria era Ramón Díaz, que teve passagens recentes por Vasco e Corinthians, mas o argentino deve seguir rumo à Olímpia, do Paraguai. Diante disso, o clube voltou suas atenções para Paiva. Enquanto […]

16 jul, 2025
Foto destaque: Renato Paiva (Reprodução/Instagram/@renatopaiva009)
Foto destaque: Renato Paiva (Reprodução/Instagram/@renatopaiva009)
Renato Paiva à beira do campo

Após a saída de Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza acertou a contratação de Renato Paiva como novo treinador. Inicialmente, o principal alvo da diretoria era Ramón Díaz, que teve passagens recentes por Vasco e Corinthians, mas o argentino deve seguir rumo à Olímpia, do Paraguai. Diante disso, o clube voltou suas atenções para Paiva.

Enquanto o novo técnico não assume, o time está sendo comandado interinamente por Léo Porto, atual técnico do Sub-20. O próximo compromisso do Fortaleza é contra o Bahia, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Histórico dos treinadores

Vojvoda foi desligado do comando do Fortaleza na tarde desta segunda-feira (14), após a derrota para o Ceará no fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro. A equipe atravessa um momento difícil, sem vencer há nove partidas, sendo seis derrotas consecutivas.


Comunicado oficial do Fortaleza em suas redes sociais (Vídeo: reprodução/X/FortalezaEC)

Durante sua passagem pelo clube, Vojvoda esteve à frente em 310 jogos, somando 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Ele encerra seu ciclo no time cearense após cinco temporadas, desde sua chegada em maio de 2021. Nesse período, conquistou três títulos do Campeonato Cearense (2021, 2022 e 2023) e levantou a taça da Copa do Nordeste em duas ocasiões, nos anos de 2022 e 2024.

Renato Paiva foi oficializado como técnico do Botafogo em 27 de fevereiro deste ano. O cargo ficou vago após Artur Jorge, que havia conquistado a Libertadores e o Brasileirão em 2024, optar por sair do clube no fim de dezembro para aceitar uma proposta do Al-Rayyan, do Catar.

Durante sua passagem pelo time carioca, Paiva dirigiu o Botafogo em 23 partidas, somando 12 vitórias, três empates e oito derrotas, com um aproveitamento de 56,5%. Um dos momentos mais marcantes de sua curta trajetória foi a vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain, na fase de grupos do Mundial de Clubes.

Paiva terá trabalho no Leão

Renato Paiva chega ao Fortaleza com um grande desafio, que é tirar a equipe da crise. O time cearense ocupa atualmente a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na penúltima colocação. O Leão do Pici perdeu o clássico para o Ceará por 1 a 0 e, além disso, foi eliminado na semana passada pelo Bahia na Copa do Nordeste.

Mais notícias