Gabriel Bortoleto pilota pela primeira vez o carro da Sauber

Brasileiro irá fazer parte da equipe ano que vem, ao lado de Nico Hülkenberg

Por Ana Gomez
3 min de leitura
Foto destaque: Gabriel Bortoleto comemorando o pódio (reprodução/Instagram/@gabrielbortoleto_)

Nesta terça-feira (10), Gabriel Bortoleto pilotou pela primeira vez o Carro da Sauber, no Circuito de Yes Marina, em Abu Dhabi. O atual campeão da Fórmula 2 participou dos testes de pós-temporada pela equip suíça junto do Nico Hülkenberg, que será o seu companheiro na próxima temporada.

Testes de pós- temporada

Os tempos não são muito importantes nesse teste, Bortoleto terminou na frente de Hülkenberg. O brasileiro terminou o primeiro teste no oitavo lugar, com o tempo de 1m25s306, enquanto o alemão terminou em 17º lugar, com 1m26s351. Esta foi a primeira vez que Gabriel pilotou um carro da Fórmula 1, em teste realizado pela Pirelli.

No segundo teste, Bortoleto chegou a fazer4 o seu melhor tempo, que foi 1m24s738, porém, caiu para 18ª colocação no geral.


Bortoleto
Bortoleto dirigindo o carro da Sauber pela primeira vez (Foto: reprodução/Instagram/@gabrielbortoleto_)

As posições não são importantes nesses testes, uma vez que ele tem o objetivo de entender e evoluir o trabalho da equipe, especialmente para os pilotos que estão mudando de equipe, ou que possuem pouca experiência, que é o caso do brasileiro. Nesta parte, os times são obrigados a usar dois carros: um deles deve ter um piloto com a superlicença, que é o documento exigido para participar da categoria.

O outro piloto, deve ser obrigatoriamente um novato, com no máximo duas participações em corridas na Fórmula 1. Devido a isso, muitos times optam por dar rodagem a pilotos reservas em Abu Dhabi. Como Gabriel ainda não participou de nenhuma corrida na categoria, ele entrou no teste como novato.

No último final de semana, Gabriel Bortoleto venceu o campeonato da Fórmula 1, e adiciona essa conquista ao título da Fórmula 3, ambas nos respectivos anos de estreia nas categorias.

Anúncio de Bortoleto na Fórmula 1

O brasileiro foi anunciado pela Sauber para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O contrato com o time suíço, garante a titularidade do Bortoleto até 2026. Com a entrada do jovem piloto na categoria, o Brasil volta a ter um representante na Fórmula 1. O Brasil estava sem representante desde 2017, quando Felipe Massa, que pilotava a Williams, anunciou a aposentadoria.

Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Sair da versão mobile