Promessa do Vasco, Phillipe Gabriel destaca papel do pai, ex-Flu, em sua formação

Destaque das categorias de base do Vasco, e capitão do time Sub-20, o goleiro Phillipe Gabriel, de 19 anos, vive uma fase de transição para o elenco profissional — e já desperta interesse de grandes clubes europeus. No início de outubro, o Vasco recusou uma proposta de 3 milhões de euros do Porto, de Portugal, sinalizando o quanto o jovem é valorizado em São Januário.

Apoio do pai foi fundamental na escolha pela posição

Com 1,96 m de altura, Phillipe sempre quis ser goleiro, mesmo o pai tendo feito carreira na zaga. Luiz Alberto, longe de tentar influenciar o filho a seguir seu caminho, foi o primeiro a incentivar: “Sempre fui goleiro, e meu pai sempre me apoiou. Quando eu falei que queria ser goleiro, ele foi lá e comprou a minha primeira luva. Ter esse tipo de incentivo dentro de casa é fundamental para qualquer atleta“, afirmou Phillipe.

O jovem ainda destacou que o pai sempre procurou dar conselhos sem exercer pressão excessiva: “Ele me deixava muito à vontade para jogar, dava dicas táticas, mas nada de cobrança severa. No começo ele não entendia muito sobre goleiros, hoje em dia a gente até comenta sobre o Brasileirão e defesas da Champions“, contou o goleiro.


Phillipe foi campeão da Taça Guanabara Sub-20 neste mês (Foto: reprodução/Instagram/@phlippe.gabrielpires)

Liderança herdada e casa dividida entre Vasco e Fluminense

Capitão do Sub-20, Phillipe acredita que herdou do pai o senso de liderança e a postura dentro de campo: “Ele sempre foi líder, e isso me inspirou. Aprendi muito sobre postura e respeito com ele” destacou. Apesar da história do pai no Fluminense, a casa é majoritariamente vascaína: “ Minha mãe e minha avó são vascaínas, e eu acabei vindo para o Vasco por causa delas. Meu pai é tranquilo, torce por mim”  finalizou o jovem goleiro.

Agora, a família se prepara para um encontro especial: Vasco e Fluminense se enfrentam em dezembro pela semifinal da Copa do Brasil, e Phillipe garante que o pai sempre é bem tranquilo com relação à rivalidade entre os dois cariocas.