Nesta sexta-feira (18), o Circuito dos Américas, em Austin, recebeu a Fórmula 1 para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, e a Ferrari dominou o cenário. Carlos Sainz foi o mais rápido no único treino livre do fim de semana, com uma volta de 1m33s602, apenas 0s021 à frente de seu companheiro de equipe Charles Leclerc. Max Verstappen, que chegou a liderar parte da sessão, terminou em terceiro, 0s253 atrás do líder espanhol.
Resultado
O primeiro treino livre do GP dos EUA mostrou um domínio claro da Ferrari, com Carlos Sainz e Charles Leclerc conquistando a primeira e a segunda posição, respectivamente. Max Verstappen, da Red Bull, completou o pódio, destacando-se em uma sessão marcada por estratégias diversas e muitos desafios na pista.
Ferrari no comando desde o início
O treino livre foi uma prova de força da Ferrari, que mostrou sua capacidade de adaptação ao longo da sessão. Sainz, Leclerc e Verstappen se alternaram nas primeiras posições durante os primeiros minutos, com a RBR também fazendo um jogo estratégico forte. No entanto, foi a Ferrari quem levou a melhor nos momentos finais, com Sainz marcando a volta mais rápida e consolidando a dobradinha da equipe italiana.
Verstappen, que dominou os primeiros 20 minutos da sessão, parecia confortável com o ritmo da RBR, mas foi surpreendido pela consistência dos tempos da Ferrari. O holandês chegou a fazer sua volta rápida no início do treino, utilizando os pneus de faixa vermelha, mas não conseguiu melhorar quando outros pilotos começaram a trocar para os mesmos compostos mais adiante. Enquanto isso, Charles Leclerc, após várias tentativas de volta rápida, conseguiu ultrapassar Verstappen, garantindo o segundo lugar e reforçando a performance competitiva da Ferrari.
Red Bull e McLaren também na disputa
Além da batalha entre Ferrari e Red Bull, a McLaren também esteve presente na disputa. Lando Norris e Oscar Piastri, quarto e quinto colocados, respectivamente, fecharam a sessão em tempos próximos ao de Verstappen, demonstrando o crescimento da equipe britânica nesta temporada. Norris ficou apenas 0s2 atrás do tempo de Sainz, enquanto Piastri completou a sua melhor volta com uma diferença de 0s3 para o líder, mantendo a McLaren como uma das principais forças do grid.
Enquanto isso, a Mercedes não teve o mesmo brilho. Lewis Hamilton e George Russell lutaram por posições nas primeiras voltas, mas ambos enfrentaram dificuldades nas fases finais da sessão. Hamilton chegou a perder o controle de seu carro no setor 1, gerando uma bandeira amarela temporária. Russell, por sua vez, oscilou entre os primeiros colocados antes de ser superado por Verstappen e os dois pilotos da McLaren, terminando em sétimo.
Desafios no Circuito das Américas e expectativas para o fim de semana
O novo asfalto do Circuito das Américas se provou um desafio para os pilotos, resultando em várias escapadas de pista e adaptações nas estratégias. Durante os primeiros minutos do treino, as equipes optaram por utilizar os pneus duros, enquanto avaliavam as condições da pista e coletavam dados sobre o desgaste dos compostos. A Red Bull foi a primeira a mudar para os pneus macios, colocando Verstappen novamente na frente, mas as outras equipes, como Ferrari e Mercedes, aguardaram os minutos finais para testar seus carros com os compostos mais rápidos.
Essa única sessão de treino livre, parte do formato de corrida sprint do fim de semana, obrigou todas as equipes a fazer ajustes rápidos em suas configurações. Com apenas 60 minutos de pista antes da classificação, não houve tempo para erros. As equipes precisaram equilibrar testes de ritmo de corrida e de qualificação, enquanto lidavam com as constantes mudanças nas condições da pista.
Para o restante do fim de semana, a expectativa é de que Ferrari e Red Bull continuem disputando a ponta, com a McLaren correndo por fora. Verstappen, apesar de terminar em terceiro, ainda é um favorito natural para a corrida, mas o ritmo da Ferrari no treino levanta questionamentos sobre uma possível surpresa no GP dos EUA.