Campeonato Brasileiro: Grêmio bate o Bahia com pênalti polêmico na Arena
No horário de almoço deste domingo (25), Grêmio e Bahia se enfrentaram pela 10ª Rodada do Campeonato Brasileiro. Na zona de rebaixamento, os gaúchos buscavam recuperação na disputa. Enquanto isso, o Tricolor de Aço, iniciando o jogo lá em cima, queria avançar algumas casas e tirar pontos importantes fora de casa. No entanto, o Grêmio […]
No horário de almoço deste domingo (25), Grêmio e Bahia se enfrentaram pela 10ª Rodada do Campeonato Brasileiro. Na zona de rebaixamento, os gaúchos buscavam recuperação na disputa. Enquanto isso, o Tricolor de Aço, iniciando o jogo lá em cima, queria avançar algumas casas e tirar pontos importantes fora de casa. No entanto, o Grêmio abriu o placar após pênalti polêmico. Assim, o jogo terminou com o placar de 1×0.
Durante a partida, a torcida da casa fez vários protestos por conta da campanha irregular do time. Em uma parte da arquibancada se via um grupo de torcedores vestindo camisas com letras que formavam a frase “time vagabundo”. A insatisfação se deu por conta de eliminação precoce na Copa do Brasil, contra o CSA de Alagoas. Público presente na Arena foi só de 14 mil, bem abaixo da média. Resultado de hoje ameniza a crise e instabilidade vivida pelo tricolor gaúcho.
Primeiro tempo lá e cá e pouco capricho no último terço
Grêmio começou pressionando, mas o Bahia respondeu rápido e quase marcou com David Duarte de cabeça. O jogo seguiu movimentado, com as duas equipes buscando o ataque. Lucho Rodrigues assustou em chute de fora da área e, pouco depois, quase fez ao aproveitar erro de Volpi, expondo a defesa gremista. Éverton Ribeiro, bem no jogo, também criava espaço e ajudava o Bahia a chegar com perigo.
O equilíbrio seguiu, com David Duarte perdendo mais uma boa chance após escanteio. Erick Pulga tentou em jogada individual, mas parou em Volpi. O Grêmio buscava explorar a linha de fundo com Cristian Oliveira, que encontrou Braithwaite em boa chance, mas o atacante finalizou por cima do gol. Tricolor de Aço descia bem com fluidez, mas sempre pecava na finalização ou nas últimas decisões. Uma furada de Cauly após ótimo cruzamento de Michel fecha o primeiro tempo sem gols, apesar de ser jogo de bom número de tentativas.
Gol do Grêmio em pênalti polêmico
A segunda etapa começou morna. A jogada mais aguda foi do Bahia, aos sete minutos, que fez uma blitz na proximidade do setor defensivo do Grêmio. Cristaldo acionou Braithwaite que fez ótima jogada de fundo. Na dividida com o Marcos Felipe, o árbitro viu pênalti na jogada. Havia muitas dúvidas sobre o lance marcado como falta. Porém, VAR analisou, chamou o juiz para ver no vídeo e decidiu a confirmar a marcação inicial. Na cobrança, Braithwaite cobrou no meio do gol e marcou: 1×0 para o Grêmio na Arena!
Bahia respondeu com uma cobrança de falta caprichada de Lucho Rodriguez. Thiago Volpi voou para fazer linda defesa de bola que tinha endereço. Em jogada seguida, Pulga desviou uma bola que rondou a área após escanteio, mas sem força para acertar o gol. Treinador Mano Menezes tentou de todas as formas fechar a casinha para segurar o resultado.
Mesmo com onze de acréscimos, o Bahia não consegue empatar e perde o jogo. Duro golpe para um time que se mostrou melhor organizado em muitos momentos na partida. Antes do jogo acabar, o Bahia ainda teve Caio Alexandre expulso em jogada de último homem do Grêmio. Nova insegurança da equipe de arbitragem, que reviu o lance e retirou o cartão vermelho.
Bahia fica muito na bronca com a arbitragem de Bruno Arleu de Araújo. Jogo deve render questionamentos à CBF.
Como ficam Grêmio e Bahia no campeonato?
Após o fim do jogo, Grêmio sai da zona da degola após pênalti polêmico e salta provisoriamente para a 12ª colocação com 12 pontos. Em contrapartida, lá em cima, o Bahia deve perder posições. Ao fim do jogo, a equipe nordestina fica na 7ª colocação com 15 e leva um banho de água fria nas pretensões de colar nos líderes.
Nas próximas duas rodadas, antes da paralisação pela Copa do Mundo de Clubes, o tricolor gaúcho enfrenta o Juventude em clássico regional e o Corinthians. Bahia recebe o São Paulo e duela com o Bragantino em jogos que prometem valer muito para suas aspirações no Campeonato Brasileiro.
