Grupos Definidos para o Mundial de Clubes 2025: Confira os Confrontos

Redação INMAG Por Redação INMAG
6 min de leitura
Troféu do Mundial de Clubes 2025 (Reprodução: Marco Bello - Fifa/Getty Imagens Embed)

O Mundial de Clubes 2025 promete ser um dos torneios mais emocionantes da história do futebol, reunindo as melhores equipes de todos os continentes em uma competição, para nomear o melhor do mundo.

Porém, torneio está com um novo formato e acontecerá nos Estados Unidos, o Mundial de clubes passou por algumas mudanças, o antes era apenas os campeões de cada continente, atualmente o torneio passou por uma recente expansão, agora contará com a presença de 32 clubes participantes, a expectativa é de jogos eletrizantes e disputas acirradas.

Esse novo modelo do Mundial de Clubes acontecerá entre as datas 15 de junho e 13 de julho, e foi dividida em 8 chaves, será uma disputa entre os grupos, e cada grupo terá quatro chaves assim como acontece no molde da Copa do Mundo, cada equipe fará três partidas na primeira fase, os dois primeiros de cada pote avançam para as oitavas de final e assim seguira até chegar na etapa de mata-mata que será jogo único.


https://x.com/fifaworldcup_es/status/1864701516008820782

Divisão dos grupos em chaves (Foto/reprodução: copa mundial Fifa/ X)


Os grupos foram definidos em um sorteio realizado pela FIFA, e terá em campo quatro times brasileiros, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, ambos campeões da Conmebol Libertadores entre 2021 e 2024.

A competição será realizada em várias cidades, algumas dessas cidades também será palco da Copa do Mundo de 2026. A final do super Mundial será no Estádio MetLife – Nova York, proporcionando uma experiência única tanto para os jogadores quanto para os torcedores que viajarão para acompanhar suas equipes. O campeonato será um espetáculo esportivo.


Visão interna do estádio MetLife em Nova York (Foto/Reprodução: Matthew Ashton/Getty Imagens Embed) 


Entre 15 de junho e 13 de julho os olhos do mundo estarão voltados para este campeonato, que revelará o melhor time do planeta, e proporcionara também momentos inesquecíveis dentro e fora dos campos.

Entenda a classificação de cada time para disputar o Super Mundial de clubes

Cada clube disputa seus campeonatos de acordo com o calendário Fifa/CONMEBOL, é um sistema que contabiliza o desempenho de cada clube da libertadores e da SulAmérica, para a disputa do Super Mundial, entraram os quatro clubes campeões da libertadores entre 2021 e 2024 e mais dois clubes por ranking, totalizando pela CONMEBOL seis clubes classificados a disputar o campeonato.

Palmeiras, foi classificado pela Conmebol sendo Campeão da Copa Libertadores 2021, assim como o Flamengo Campeão da Copa Libertadores 2022, o Fluminense Campeão da Copa Libertadores 2023 e o Botafogo Campeão da Copa Libertadores 2024, ao contrário do Boca Juniors e River Plate que foram classificados por ranking da Conmebol.

Monterrey, Seattle Sounders, Léon, e Pachuca foram campeões da Champions League da Concacaf entre 2021 e 2024, exceto o Inter Miami que se classificou pela Concaccaf por ser país sede.

Ja os campeões da AFC entre 2022 e 2024 foram, Al Hilal, Urawa Red Diamonds, Al Ain e o Ulsan classificado por ranking. Os campeões da CAF se classificaram os seguintes clubes Al-Ahly (Egito) campeão de 2021 e 2023, Wydad Casablanca campeão de 2022, os clubes Mamelodi Sundowns e Espérance foram classificados por ranking.

A confederação que mais classificou clube por ranking foi a UEFA, levando nove clubes entre eles, PSG, Borussia Dortmund, e Bayer de Munique, os clubes que se classificaram por serem campeões da Champions League entre 2020 e 2023 foram o Chelsea, Real Madrid e Manchester City. Para fechar os times classificados entrou o Auckland City, campeão da Champions League da Oceania.

Todos os 32 clubes tiveram a mesma forma de classificação para entrar no super mundial, formando assim as chaves para cada pote.

Pachuca e León pode ficar fora do Super Mundial de Clubes, entenda

O sorteio das chaves aconteceu nesta quinta (05) e os clubes Leon e Pachuca dividas, ambos os clubes foram sorteados, porém, há um regulamento que diz que dois clubes com o mesmo grupo empresarial não pode competir o mundial.

Ainda não foi definido se os dois clubes irão abrir mão do torneio ou se haverá uma exceção para que os dois sigam na disputa, o departamento jurídico da Fifa está investigando e disse que agilizará todo o processo para que a melhor decisão seja tomada.

Recentemente aconteceu algo parecido na Champions League, onde a UEFA permitiu que o Manchester City e Girona competissem juntos o torneio, ambos os clubes pertencem ao City Football Group.

Matéria por Jayanda Rezende (Lorena – R7)