Em boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira (26), o Hospital Albert Einstein divulgou o estado de saúde de Juan Manuel Izquierdo e informou que o atleta apresenta um “quadro neurológico crítico”. A notícia aumenta a pressão em relação à batalha pela sobrevivência do atleta, que está internado na UTI desde a última quinta-feira (22).
No último domingo, o hospital noticiou que o atleta apresentava uma progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana, quando já era submetido a ventilação mecânica, o que continua ocorrendo nesta segunda-feira.
O elenco do Nacional já retornou ao Uruguai, mas alguns membros da diretoria do time permanecem em São Paulo para acompanhar o estado e desempenho do atleta. Por conta do ocorrido, os jogos no Uruguai está temporariamente suspenso por um período indeterminado.
Em partida, o São Paulo enfrentou o Nacional na Conmebol Libertadores com uma camisa em homenagem ao atleta uruguaio. O elenco se reuniu no CT para fazer uma oração em prol da saúde do jogador.
Juan Izquierdo tem 27 anos e atua como profissional desde 2018, quando estreou pelo Cerro. O zagueiro atuou em equipes como Peñarol, Montevideo Wanderers, San Luís, do México, e Liverpool-URU.
Veja o boletim divulgado pelo hospital:
Relembre o caso:
Aos 38 minutos do segundo tempo, Juan Izquierdo caiu no chão do gramado. O relógio estava parado para atendimento do Rafinha, jogador do São Paulo. Um sentimento de apreensão tomou conta dos atletas após verificar que Juan estava oscilando sua consciência, os jogadores fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido o mais rápido possível.
Uma das ambulâncias entrou no local. O jogador foi imobilizado, e retirado do estádio e levado para a unidade do Albert Einstein no Morumbi.
Após deixar o estádio, o atleta sofreu uma parada cardíaca e foi preciso realizar manobras de “ressuscitação cardiopulmonar”, incluindo a desfibrilação.