Jerry West, ex-jogador de basquete, morreu aos 86 anos ,nesta quarta-feira (12). Modelo do famoso desenho que é a marca registrada da NBA, o ex-atleta era conhecido como “Mr Logo”, por ter sua silhueta estampada no emblema principal da liga de basquetebol da América do Norte. O anúncio de seu falecimento foi feito por meio da página Los Angeles Clippers, onde West trabalhava como consultor.
“Jerry West, a personificação da excelência do basquete e amigo de todos que o conheciam, faleceu pacificamente esta manhã aos 86 anos. Sua esposa, Karen, estava ao seu lado”, anunciou via publicação no X (antigo twitter)
Jerry West, the personification of basketball excellence and a friend to all who knew him, passed away peacefully this morning at the age of 86. His wife, Karen, was by his side. pic.twitter.com/iMwOXmCT2B
— LA Clippers (@LAClippers) June 12, 2024
Homenagem prestada pelo Los Angeles Clippers, ao qual Jerry West fazia parte como conselheiro (reprodução/x/@LAClippers)
Carreira de Jerry West
Jerome Alan West ou apenas Jerry West, nascido em 28 de maio de 1938, na Virgínia Ocidental (Estados Unidos), começou sua trajetória no basquete na década de 1960 como armador na escola secundária na cidade onde nasceu e desde novo, se destacava por sua habilidade nas quadras.
Jogou pela Universidade Estadual da Virgínia Ocidental, onde recebeu uma bolsa de estudos e foi nomeado por sua pontuação máxima na última temporada. Sua carreira profissional iniciou-se no Minneapolis Lakers, o atual Los Angeles Lakers, entre os anos de 1960 a 1974, onde se tornou uma lenda do basquete.
Recebeu diversas premiações como melhor jogador, arremessador e defensor, além disso, participou 14 vezes do All-Star Game – evento anual onde os melhores jogadores da liga duelam uma partida de basquete e foi eleito dez vezes como All-NBA First Team (honra aos melhores jogadores de basquete por temporada).
Jerry West esteve em nove finais da NBA em toda sua carreira e mesmo não ganhando o título, em 1969 foi eleito MVP (jogador mais valioso da liga), também levou ouro nos Jogos Olímpicos em Roma, 1960 – juntamente ao time dos Estados Unidos.
Jerry West é a silhueta por trás do famoso emblema da NBA (Foto: reprodução/Site O tempo)
Aposentadoria
West encerrou sua carreira como jogador profissional de basquetebol em 1974, ao fim da temporada e logo depois iniciou a posição de executivo treinando o time dos Lakers nas temporadas de 1976/1977, sendo eleito General Manager, assumindo a gestão estratégica da equipe e fazendo parte de negociações dentro do time, tornando sua atuação bem sucedida. Foi considerado um dos melhores captadores de talentos da liga e recebeu o prêmio de Executivo do Ano na NBA em 2002.
Fez parte do conselho executivo do Golden State Warriors e fez parte de grandes contratações dentro da liga NBA. Em 2017, entrou para o conselho do Los Angeles Clippers, onde trouxe sua experiência para a tomada de decisões da equipe, trazendo um cenário de sucesso e deixando sua marca registrada de excelência.