Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, morre em São Paulo

Jogador se senti mal durante partida no Morumbis não respondeu ao tratamento depois de sofrer uma parada cardíaca

Ana Gomez Por Ana Gomez
3 min de leitura
Foto destaque: Izquierdo morre nesta terça-feira (reprodução)

Nesta terça-feira (27), Juan Manuel Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, morreu em decorrência de uma morte encefálica depois de uma parada cardiorrespiratória associada à uma arritmia cardíaca, informou o Hospital Israelita Albert Einstein.

Mal súbito de Izquierdo

O zagueiro de 27 anos, teve um mal súbito durante o segundo tempo da partida contra o São Paulo, que aconteceu na última quinta-feira, no Morumbis, o jogo era válido pelas oitavas de final da Libertadores. Izquierdo não respondeu aos tratamentos e teve a morte confirmada incialmente pelo Nacional e logo depois pelo Hospital Albert Einstein.



O translado do corpo para velório e sepultamento será feito por um avião da Força Aérea do Uruguai.

No minuto 39 do segundo tempo, Izquierdo caiu no campo, e no início ele foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca.

No sábado (24), o Albert Einstein comunicou que o jogador sofreu uma parada cardíaca enquanto estava sendo transportado do estádio na ambulância e precisou ser ressuscitado ao receber atendimento local. No domingo, os médicos informaram que os novos exames de Izquierdo indicaram uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”.

O zagueiro seguiu sob “cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica”. Na noite desta segunda-feira, o boletim divulgado pelo hospital informou que o Izquierdo apresentava “quadro neurológico crítico”.

Há dez anos, o jogador teve uma arritmia detectada quando fazia parte do elenco do Cerro, do Uruguai. A informação foi revelada na última segunda-feira pelo secretário nacional do Uruguai, Sebastián Bauzá.

O secretário informou: “há dez anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”.

Nos últimos dias, a família do jogador chegou ao país para acompanhar o tratamento dele. Os pais Nelson e Sandra e a esposa Selena, com quem ele teve dois filhos, uma de dois anos e um recém-nascido, estão na capital paulista acompanhados por membros da delegação do Nacional, e ainda com a presença de alguns jogadores do time.

Na terça-feira, os jogadores do São Paulo, Calleri, Rafinha e Michel Araujo, estiveram no hospital.

Em solidariedade ao jogador, o Campeonato Uruguaio está parado, e não tem previsão para voltar.

Carreira de Izquierdo

O jogador começou jogando no Cerro, do Uruguai, passou pelo Montevideo Wanderers e se transferiu para o Atlético San Luis, do México.

Na volta ao Uruguai, ele defendeu mais uma vez o Wanderers, o Nacional, o Liverpool e retornou ao Nacional em 2024. Ele jogou 25 partidas na temporada pelo clube uruguaio.

Por Ana Gomez
Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Sair da versão mobile