Nesta terça-feira (28), a seleção brasileira de vôlei feminino enfrentou o Japão pela Liga das Nações. O jogo foi válido pela segunda semana do torneio, em que a partida foi realizada em Macau, na China. O Brasil superou o difícil jogo imposto pelas japonesas, visto que saiu com o triunfo de três sets a dois. E agora tem cinco vitórias seguidas, dado que se tornou líder do ranking geral da competição.
Jogo
No primeiro set, o Brasil encontrou uma grande dificuldade em passar pela ótima defesa da seleção japonesa, dado que o primeiro set foi vencido pelo Japão. Em que o seu sistema defensivo conseguiu defender bolas importantes de Gabi, Rosamaria e Ana Cristina. E assim, o plantel fecha o set em 26 a 24.
Para o segundo set, tivemos novamente um equilíbrio muito grande entre os plantéis. Mas desta vez o Brasil conseguiu se sobressair sobre o seu adversário, pois contou com os pontos de Gabi, que se tornou o destaque da partida com 25 pontos anotados no jogo. Sendo assim, a seleção brasileira fechou o set em 26 a 24.
Já o segundo tempo e início do terceiro set, o Japão liderado por Koga venceu sem dificuldades a seleção brasileira neste set. O Brasil não estava conseguindo conectar a defesa com o ataque, fazendo com as suas principais atacantes tivessem um set mais apagado. As japonesas em nenhum momento foram ameaçadas e conseguiram vencer de 25 a 19 o set.
Mas o que mais chamou atenção para o lado do Brasil, foi a estreia da central Thaisa neste terceiro set. Ela entrou e anotou 11 pontos na partida. Dado que por conta do grande número de jogadoras para avaliação das que irão ser selecionadas para as Olimpíadas de Paris 2024. O técnico Zé Roberto está convocando conforme as semanas do torneio da VNL.
No quarto set, o Brasil vinha fazendo novamente um jogo equilibrado contra a seleção japonesa. Pois de um lado tínhamos Koga dando trabalho, já do outro tivemos a central Carolana e mais uma vez Gabi. Mas a partir dos 20 pontos do set, o Brasil conseguiu ter uma distância de pontos maior para as japonesas. Dado que o plantel brasileiro venceu por 25 a 20 e assim, forçou o quinto set da partida.
Agora no tie break, o Brasil mostrou a força de suas centrais, pois Thaisa e Carolana estavam dificultando e muito a vida da seleção japonesa. Dado que suma parte dos pontos do Brasil foram feitos de bloqueio em que ambas participaram. E sendo assim, o plantel brasileiro vence a excelente seleção do Japão.
Líder da VNL e próximos jogos do Brasil
O Brasil com esta vitória chega a cinco partidas invictas na Liga das Nações. Com isso, assume provisoriamente a liderança geral da competição, pois vai depender do resultado do jogo da Polônia para se manter no topo do torneio.
Já o próximo jogo, já acontece nesta quinta-feira (30) às 8h30 pelo horário de Brasília. Em que a partida também será em Macau na China. O Brasil enfrentará a Holanda, visando se manter invicto e líder da Liga das Nações.