Jaylen Brown chega ao nono jogo seguido com 30+ pontos e se iguala a Larry Bird no Celtics

Jaylen Brown se juntou ao lendário ala-pivô Larry Bird, que obteve o recorde de conseguir marcar 30+ pontos em nove jogos seguidos nos anos de 1980

29 dez, 2025
Foto do Jaylen Brown jogando | Reprodução/Justin Casterline/Getty Images Embed
Foto do Jaylen Brown jogando | Reprodução/Justin Casterline/Getty Images Embed

No último domingo do ano (29), Boston Celtics e Portland Trail Blazers se enfrentaram na arena Moda Center, localizada em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. Na partida, a franquia dos Celtics foi derrotada por 114 a 108 pelo Blazers. Porém, mesmo com a derrota, o astro americano Jaylen Brown conseguiu igualar o recorde do lendário ala-pivô Larry Bird no Boston Celtics, ao marcar 30 ou mais pontos em nove jogos seguidos. Com isso, Brown e Bird se tornaram os únicos atletas a alcançar essa marca na história da franquia.

Jaylen Brown está vivendo uma de suas melhores temporadas da carreira, com média de 29,4 pontos por jogo na NBA 2025/26. Brown, ao lado de Jayson Tatum, é considerado o franchise player (jogador da franquia), ou seja, o principal atleta da equipe. Geralmente, as franquias da NBA (National Basketball Association), traduzida como Associação Nacional de Basquetebol, possuem um jogador central, sua estrela, e o elenco é montado em torno dele. No Boston Celtics, a principal referência é a dupla JJ (Jaylen Brown e Jayson Tatum). Nesta temporada, com Tatum lesionado, a equipe passou a depender ainda mais do desempenho de Brown.

Jaylen Brown na NBA

O astro do Boston Celtics chegou à NBA no draft de 2016 — processo em que os jovens jogadores são escolhidos pelas franquias por meio de um sorteio de ranking, do pior ao melhor colocado na temporada anterior — e foi a terceira escolha geral.

Em dez temporadas na NBA, Jaylen Brown tem médias de um grande astro: 19,4 pontos e 5,4 rebotes por jogo. Ele foi campeão uma vez e conquistou o MVP das Finais (Most Valuable Player), prêmio dado ao jogador mais valioso das finais.

Em 2019, Jaylen Brown representou a seleção principal dos Estados Unidos na FIBA Basketball World Cup (Copa do Mundo de Basquete da FIBA), realizada na China. Durante a competição, ele participou de 8 jogos e teve médias de 7,9 pontos e 4,3 rebotes por partida. O torneio acabou sendo decepcionante para os Estados Unidos, eliminados nas quartas de final, ficando fora da disputa pelas medalhas. Esse resultado levou o país a enviar seus melhores atletas para disputar as Olimpíadas de Paris, na França, em 2024, que seultou na conquistar da medalha de ouro. Brown acabou ficando de fora dessa equipe, mas seu parceiro Tatum estava na Seleção.


Melhores momentos do Jaylen Brown contra o Trail Blazer (Vídeo: Reprodução/Youtube/DV highlights)


Brown foi campeão na temporada 2023/24, tendo uma média de 23,0 pontos e 5,5 rebotes na temporada regular — composta pelas 82 partidas que todas as equipes disputam.

Na sequência, nos Playoffs (fase de mata-mata), Brown manteve o alto nível, com médias de 23,9 pontos e 5,9 rebotes por jogo. Nas finais, ele foi eleito MVP, ou seja, o melhor jogador das finais.

Temporada 25/26

Nesta temporada 2025/26, o astro americano apresenta médias de 29,7 pontos, 6,3 rebotes (quando um jogador recupera a posse de bola após um arremesso que não cai na cesta) e 4,8 assistências por jogo.

Como citado anteriormente, nesta temporada Brown precisou se tornar ainda mais protagonista na franquia, já que está sem sua dupla, Jayson Tatum. Graças a esses bons números, o Boston Celtics ocupa atualmente o terceiro lugar na Conferência Leste, com 19 vitórias e 11 derrotas até o momento.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Boston Celtics (@celtics)

Post de comemoração do aniversario de Brown (Foto: Reprodução/Instagram/@fchwpo)


Jayson Tatum, dupla de Jaylen Brown no Boston Celtics, está se recuperando de uma ruptura no tendão de Aquiles, sofrida nos playoffs da temporada 2024–25. Especialistas indicam que ele pode retornar entre fevereiro e março de 2026, ou seja, no meio/final da temporada regular.

No entanto, muitos acreditam que ele voltará nos playoffs da temporada 2025-26. Por isso, Jaylen Brown precisará manter o time entre os dez primeiros colocados para garantir a classificação à fase final do campeonato e, quem sabe, brigar pelo seu segundo título na NBA.

Mais notícias