João Fonseca sofre derrota no Rio Open e cairá no ranking da ATP

A derrota do tenista custará pontos e posições ao jovem; sem ele, apenas um brasileiro continua na disputa

2 min de leitura
Atleta em ascenção sofre queda em partida realizada no Rio de Janeiro (Reprodução / Instagram / @joaoffonseca)

João Fonseca não teve um bom desempenho no Rio Open 2025. Derrotado pelo francês Alexandre Müller em jogo disputado nesta última terça-feira (18) e, com isso, tenista brasileiro perderá posições no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Na próxima segunda-feira (24), a lista terá atualizações e a expectativa é de que Fonseca caia da 68ª para a 76ª posição.

O atleta brasileiro, melhor classificado no ranking, pode perder posições dependendo dos resultados de outros tenistas no Rio Open e no ATP 500 de Doha, no Catar.


João se despede do Rio Open (Foto: reprodução/André Durão/Globo Esporte)

Na edição de 2024, o tenista chegou às quartas-de-final do torneio realizado no Rio de Janeiro. Na edição atual, defendia o total de 100 pontos, caso atingisse igual desempenho. Eliminado precocemente, a grande promessa do tênis brasileiro, agora se concentra na preparação para o Indians Wells, que ocorerrá na Califórnia, e o Miami Open, ambos marcados para o mês de março.

Bom retrospecto recente

A derrota no Rio de Janeiro interrompe a ascensão de Fonseca no ranking. No último final de semana, o tenista havia conquistado 31 posições ao sagrar-se campeão do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina. O título o levou da 99ª para a 68ª colocação.

Apesar do revés no Rio Open, Fonseca segue como uma das grandes promessas do tênis brasileiro. Aos 18 anos, o tenista tem muito potencial e pode alcançar grandes resultados no futuro.

Ainda tem brasileiro na disputa

Com a eliminação de Fonseca e de Thiago Wild, Thiago Monteiro é o único brasileiro na chave de simples do Rio Open 2025. Nas duplas, o Brasil ainda tem representantes na disputa: Rafael Matos e Marcelo Melo, Marcelo Demoliner e Fernando Romboli, e Felipe Meligeni e Orlando Luz.

Em sua 11ª edição e já recebeu grandes nomes do tênis mundial, como Rafael Nadal, Dominic Thiem e Carlos Alcaraz. O último campeão do torneio foi o argentino Sebastián Báez.

Jornalista em formação pela UNESP de Bauru/SP. Escrevo sobre Esportes e Celebridades aqui.
Sair da versão mobile