O técnico Dorival Júnior anunciou a convocação do atacante João Pedro, do Brighton, da Inglaterra, para integrar a seleção do Brasil nas partidas contra o Equador e o Paraguai, nesta sexta-feira (06) e na próxima terça-feira (10), respectivamente, válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. João Pedro substituirá Pedro, que sofreu uma lesão grave durante um treino.
Pedro, atacante do Flamengo, foi cortado da Seleção Brasileira após sofrer uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. A lesão aconteceu durante um treino na última quarta-feira, dia 04, sem contato com outros jogadores. Após exames de ressonância magnética, a gravidade da lesão foi confirmada, e o Flamengo será responsável pelo tratamento do jogador. O tempo de recuperação de lesões desse tipo costuma variar entre nove e 12 meses.
Outras baixas e substituições
Além de Pedro, o treinador Dorival Júnior já havia perdido o lateral-direito Yan Couto, do Borussia Dortmund, e o atacante Savinho, do Manchester City, ambos machucados. Para seus lugares, foram convocados: Willian, do Cruzeiro, e Lucas Moura, do São Paulo. A convocação de João Pedro é a mais recente alteração no elenco que busca recuperação nas Eliminatórias após uma sequência de quatro jogos sem vitórias.
João Pedro já havia sido convocado para a Seleção Brasileira no fim de 2023, para as partidas contra Colômbia e Argentina, quando Fernando Diniz ainda era técnico da equipe. Agora, ele volta ao grupo sob o comando de Dorival Júnior, sendo esperado em Curitiba para se juntar ao restante da delegação.
Situação do Brasil nas Eliminatórias
O Brasil busca uma recuperação urgente nas Eliminatórias. Com sete pontos em seis jogos, a Seleção Brasileira ocupa a sexta posição, a última que garante uma vaga direta para o Mundial de 2026. Após um empate com a Venezuela e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina, o time canarinho precisa voltar a vencer para não se complicar na competição.
Confira a lista de convocados
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Willian (Cruzeiro), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
- Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);
- Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), João Pedro (Brighton), Lucas Moura (São Paulo) e Vinícius Júnior (Real Madrid);
Preparação para o jogo contra o Equador
A Seleção Brasileira enfrentará o Equador na próxima sexta-feira, dia 06, às 22h (horário de Brasília), no Couto Pereira, em Curitiba, em partida válida pela 7º rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Sem Pedro, Dorival Júnior escalou no treino um time composto por: Alisson, Danilo, Éder Militão, Gabriel Magalhães, Guilherme Arana, André, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá, Rodrygo, Vini Jr. e Endrick