Zagueiro do Nacional-URU, Juan Manuel Izquierdo está internado no UTI do hospital Albert Einstein, no Morumbi, após passar mal durante o confronto do time uruguaio contra o São Paulo no estádio do Morumbis. A partida foi válida pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores.
De acordo com nota oficial do Nacional, Izquierdo sofreu uma arritmia cardíaca durante a partida. Ainda segundo o clube uruguaio, o atleta está no UTI, porém estável e permanece em observação após o ocorrido dentro do campo de jogo. Segundo a Rede Globo, o hospital não se manifestará sobre o estado de saúde do atleta.
O que aconteceu?
São Paulo e Nacional disputavam uma vaga nas quartas de final da Libertadores no Morumbis. Aos 34 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava 2 a 0 em favor do São Paulo, Izquierdo caiu no gramado de uma hora para outra.
Após ver o companheiro de profissão no chão, os jogadores de ambos os times chamaram ajuda da ambulância, que entrou rapidamente, para atender o uruguaio. Após alguns minutos, o jogador foi colocado no veículo e levado ao hospital para ser atendido. Como uma forma de demonstrar apoio ao adversário, ele foi aplaudido pela torcida tricolor.
Segundo Alejandro Balbi, presidente do Nacional, em entrevista à Rede Globo, Izquierdo recuperou a consciência ainda na ambulância, mas ao chegar no hospital, perdeu a consciência novamente. Ainda de acordo com Balbi, o jogador nunca teve problemas cardíacos detectados pelo clube.
Solidariedade
O fato uniu o futebol sul-americano. Em rede social, o São Paulo desejou pronta recuperação ao atleta uruguaio. Maior rival do Nacional, o Peñarol também se solidarizou com o zagueiro.
Após o jogo, em entrevista na zona mista, Calleri, atacante do São Paulo, disse que todos têm que rezar pela vida de Izquierdo. O argentino também falou que o jogo ficou em segundo plano e que o mais importante é a vida do companheiro de profissão. Ele ainda desejou que o uruguaio se recupere e que volte para sua família.
Quem é Juan Izquierdo?
Juan Izquierdo tem 27 anos e atuou quase toda a carreira no Uruguai. Formado pelas categorias de base do Cerro, o atleta tem passagens por Peñarol, Montevideo Wanderers, Atlético San Luis-MEX e Liverpool do Uruguai. Em 2024, ele chegou ao Nacional para sua segunda passagem pelo clube. Ele atuou pelo Decano em 2022.