Na última quarta-feira (1), a CBF publicou uma nota dizendo que adiou as partidas do Campeonato Brasileiro dos times do Rio Grande do Sul, como mandantes e visitantes. Este adiamento ocorre pela situação de emergência vivida no estado depois dos temporais recentes. Mais de 100 cidades registraram transtornos, como por exemplo, inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. Até o momento, foram registradas 10 mortes.
Jogos cancelados
No próximo domingo (5), às 16h, o Grêmio iria receber o Criciúma, na Arena. Na segunda-feira, o Juventude tinha um jogo com o Atlético-GO, às 20h, no Alfredo Jaconi. Já o Internacional iria enfrentar o Cruzeiro, no sábado, às 21h, no Mineirão. O documento divulgado pela CBF ainda cita que os jogos foram adiados por fora maior.
A CBF já tinha adiado o jogo da terceira fase da Copa do Brasil entre Internacional e Juventude, que seria disputado nesta quarta-feira (1), às 21h30, no Beira Rio. O time alviverde não conseguiu sair de Caxias do Sul devido aos bloqueios em estradas. Os jogos entre Inter e São Paulo pelo Brasileiro Feminino e Inter e Goiás pelo Brasileiro Feminino sub-20, que ocorreriam na quarta, também foi adiado.
A medida da CBF é válida para todas as divisões do futebol brasileiro que teriam jogos no Rio Grande do Sul. A Série C teria São José e Volta Redonda; e Ypiranga contra o Náutico em Recife. Na série D, Novo Hamburgo jogaria com o Barra. A Federação Gaúcha de Futebol já tinha adiado toda a rodada da Divisão de Acesso.
Situação do Rio Grande do Sul
Nesta quarta-feira, Eduardo Leite, o governador do Rio Grande do Sul, disse que o temporal que atinge a região desde segunda “será o maior desastre do estado”. O governador ainda comparou a situação com as tragédias de 2023, que mataram diversas pessoas, e admitiu a dificuldade de resgatar todas as pessoas afetadas.