O estádio Grand Parque Central, em Montevidéu, foi tomado pelo luto e por homenagens a Izquerdo neste último domingo (9). Jogando contra o Liverpool, foi a primeira vez que a equipe do Nacional entrou em campo sem o zagueiro, que faleceu devido a uma parada cardíaca no mês passado. Toda a equipe entrou em campo com o uniforme personalizado, mostrando a imagem do jogador.
Homenagens ao zagueiro
Com torcedores emotivos e a equipe do clube uruguaio trajando uma camiseta com o rosto de Izquerdo, a primeira partida após a trágica morte do zagueiro foi em casa, para jogar contra o Liverpool, pela segunda rodada do Torneio Clausura, no Campeonato Uruguaio.
Torcida do Nacional durante partida contra o Liverpool fazendo homenagem a Izquierdo (Reprodução/Dante Fernandez/AFP/Getty Images Embed)
As imagens de transmissões também captaram muitos torcedores emocionados. Antes mesmo da bola começar a rolar em campo, todos se juntaram em uma longa salva de palmas para o jogador que faleceu. Foi o momento de prestar condolências, mas também de celebrar a contribuição de Izquierdo para o futebol uruguaio.
Morte súbita aos 27 anos
A morte do zagueiro chocou o mundo do futebol no último dia 27 de Agosto. Izquerdo teve uma parada cardíaca ainda em campo, no jogo contra o São Paulo e não resistiu, mesmo sendo levado às pressas ao Hospital Israelita Albert Einstein, vindo a falecer pouco tempo depois por morte encefálica.
Com apenas 27 anos, Juan Manuel Izquierdo passou por vários times da primeira divisão uruguaia: Cerro, Penarol, Montevideo, Wanderers. Mas foi com o Liverpool que o uruguaio atingiu outro patamar em sua curta carreira e conseguiu o título de campeão, feito que repetiu no Nacional-URU. Na posição de defensiva, Izquierdo se destacava pelas suas marcações e nas construções de jogadas, além de inspirar a equipe quando em posição de liderança.
O próximo jogo do Nacional será contra o clube Montevideo, no próximo domingo, às 19h30.