Presidente da La Liga critica cancelamento de partida do Campeonato Espanhol em Miami
Partida entre VIllarreal e Barcelona que seria disputada nos Estados Unidos foi cancelada por conta de protestos e será no Estádio La Cerámica
A La Liga decidiu cancelar a partida entre Villarreal e Barcelona, que seria disputada em Miami, nos Estados Unidos, conforme vinha sendo planejado há várias semanas. Após o anúncio da suspensão, o presidente Javier Tebas divulgou uma nota oficial, na qual atribuiu a órgãos governamentais europeus a responsabilidade pelo entrave no avanço do futebol espanhol.
A proposta de levar o confronto para solo americano havia gerado intensa controvérsia, especialmente entre dirigentes do Real Madrid, que manifestaram oposição à ideia. O jogo estava agendado para o dia 20 de dezembro, no Hard Rock Stadium, pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol, agora será realizado no Estádio La Cerámica, em Villarreal, mantendo o mando de campo do Submarino Amarelo.
Discussões no futebol espanhol
A decisão de abandonar a ideia de realizar a partida fora da Espanha foi tomada após uma forte onda de manifestações, liderada principalmente pela Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE). Como forma de protesto, diversos atletas permaneceram parados nos instantes iniciais dos jogos da rodada anterior da La Liga, em sinal de protesto à proposta.
Cancelamento da partida entre Villarreal e Barcelona (Vídeo/Reprodução/Youtube/Diario AS)
Em seu comunicado, Javier Tebas fez menções indiretas a figuras e entidades que colocam em dúvida a credibilidade do futebol europeu, exercendo pressão sobre árbitros e órgãos reguladores do esporte. O jornal Marca interpretou essas declarações como uma mensagem velada ao presidente do Real Madrid, Florentino Pérez. O Real Madrid foi um dos clubes mais enfáticos na oposição ao jogo em território estrangeiro, sustentando que disputar uma partida do campeonato nacional fora do país poderia comprometer a equidade da competição.
Críticas de Tebas
Javier Tebas afirmou que é irônico ver a integridade da competição ser colocada em dúvida justamente por quem há anos atua para enfraquecê-la, fazendo pressão sobre árbitros, influência política e ao uso estratégico da mídia para moldar narrativas convenientes. O dirigente também expressou gratidão ao Villarreal e ao Barcelona, destacando a postura colaborativa para a proposta, com foco no fortalecimento do futebol espanhol como um todo, e não em interesses próprios.
Na visão da La Liga, projetos como esse, de levar jogos para outros países são fundamentais para assegurar a evolução e a sustentabilidade do futebol nacional, sobretudo em um contexto internacional cada vez mais competitivo, no qual ligas como a Premier League e torneios como a Champions League ampliam constantemente seu alcance e potencial de lucro.
