Nesta sexta-feira (5), começou o fim de semana do GP da Inglaterra, e um dos pilotos da casa liderou o primeiro treino livre da etapa. Lando Norris ficou com o primeiro lugar, anotando na parte final da sessão os 1m27s420, que o deixaram na frente de Lance Stroll, da Aston Martin, e de Oscar Piastri, seu companheiro de equipe.
O treino livre
George Russell e Lewis Hamilton, ambos da Mercedes, Max Verstappen, da Red Bull, Piastri e Norris disputaram a liderança da sessão, que começou com os pneus duros sendo a prioridade. Os compostos de faixa vermelha, que são os macios, apareceram com força, somente no terço final do treino, impactando as voltas nos instantes finais da disputa.
O treino chego a ser interrompido uma vez, ainda nos dez primeiros minutos, depois que Yuri Tsunoda rodou com o carro e parou na brita. Além dele, Piastri chegou a parar o seu carro na entrada do pit lane, depois e uma pane que ainda não foi identificada.
A sessão ainda contou com as participações de pilotos reservas e de desenvolvimento, Oliver Bearman (que foi anunciado como titular da Haas para a próxima temporada), Jack Doohan (Alpine), Franco Colapinto (Wiliams) e Isack Hadjar.
Quando o treino recomeçou, oito minutos depois da bandeira vermelha que foi acionada pelo Tsunoda, Russell seguiu no primeiro lugar, tendo feito 1m228s888, como sua melhor volta, com pneus duros. O piloto reduzi o seu tempo em 0s7, à medida em que Max desbancava Hamilton da vice-liderança ficando 0s2 de igualar a tentativa do líder.
Hamilton conseguiu desbancar o giro de Russell, depois de 25 minutos de sessão; sua diferença para o companheiro foi de somente 0s003.
Faltando 25 minutos, Verstappen passou para os pneus médicos e assumiu a liderança com 1m27s764. Russell seguiu com a estratégia do rival, ficando somente 0s010 nos pneus de faixa amarela; e quem apareceu em terceiro lugar foi Leclerc, a 0s1 da dupla.
No terço final, quando a adesão dos pneus macios foi crescendo, Piastri conseguiu a melhor volta do treino. Por fim, Norris passou na frente do australiano com 12 minutos para a bandeirada, abrindo 0s2. No mesmo momento, Stroll surpreendeu a todos, ao conseguir a segunda melhor volta da manhã, pouco tempo antes de um problema mecânico tirar Piastri da pista.
Características do GP da Inglaterra
O Circuito de Silverstone é a 12ª corrida da temporada de 2024, ela conta com 52 voltas, e 5,891km de comprimento. O maior vencedor do circuito fica com o britânico Lewis Hamilton, que ganhou oito vezes, e a melhor volta fica com Max Verstappen que em 2020 marcou 1m27s097. Os pneus disponíveis para a corrida são: duro C1, médio C2 e macio C3.