Isaac Souza está fora dos Jogos Olímpicos 2024 após sofrer uma grave lesão durante um treino no Rio de Janeiro, na segunda-feira (22). As Confederações Brasileiras de Desportos Aquáticos e de Saltos Ornamentais confirmaram a notícia hoje (24), junto ao Comitê Olímpico do Brasil.
O atleta da modalidade de saltos ornamentais foi diagnosticado com uma ruptura no tendão do tríceps esquerdo após exames e precisará passar por cirurgia, que ainda não teve data marcada.
Isaac participaria pela segunda vez nas Olimpíadas, terminando em 20º lugar nos saltos ornamentais nos Jogos de Tóquio na primeira participação. Garantiu a vaga para esse ano durante o Mundial de Esportes Aquáticos em 2023 na plataforma de 10m, superando duas fases da qualificação.
O atleta já havia lesionado o cotovelo esquerdo, mas estava focado nos treinos para embarcar em Paris no dia 27 de julho.
Apresentação de Isaac Souza no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka 2023 (Foto: reprodução/Clive Rose/Getty Images Sport embed)
Outros cortes brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024
Além de Isaac, outros dois atletas estão fora das competições este ano, segundo anúncio da COB.
O arremessador Darlan Romani, de 33 anos, passará por cirurgia devido a uma hérnia de disco, seguirá em recuperação e não poderá participar. Ele foi campeão mundial indoor no ano de 2022 e ficou com o 4º lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que aconteceu em 2020.
Darlan chegou a publicar um vídeo em suas redes sociais para informar seu estado de saúde, agradecendo o carinho dos fãs e torcedores.
Darlan Romani publica vídeo explicando o que aconteceu (Vídeo: reprodução/Instagram/@darlan_romani)
O maratonista Daniel Nascimento foi suspenso pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), após teste surpresa que indicou a presença de três substâncias proibidas: Drostanolona, Metenolona e Noretiocolanolona, que são esteroides anabolizantes pertencentes ao grupo S1, podendo resultar em até 4 anos de suspensão. Daniel é considerado um dos melhores corredores da história com favoritismo no atletismo brasileiro.
Há dois dias do início das Olimpíadas, o Brasil já tem três desfalques importantes, e agora totaliza 274 atletas na delegação.
Brasil nas Olimpíadas 2024 em Paris
A abertura das Olimpíadas de Paris 2024 será nesta sexta-feira (26), com início programado para às 14h30min (horário de Brasília), e desfile dos atletas em barcos no Rio Sena, no norte da França.
O futebol masculino já fez a abertura dos jogos, na manhã desta quarta-feira (24) com a vitória de 2×1 da Espanha contra a seleção asiática Uzbequistão e a seleção do Marrocos que venceu a Argentina também por 2×1 no jogo das 16h.
O Brasil estreia amanhã (25) com o handebol feminino, tiro com arco e futebol feminino. No atletismo, os brasileiros competem em eventos como salto de altura, salto triplo e em corridas de 200m, 400m e 800m.
Na ginástica artística, o país será representado tanto por mulheres quanto por homens, em provas solos, barras assimétricas e paralelas.
Além dessas modalidades, o Brasil está presente também em esportes aquáticos como natação, surfe e canoagem slalom que conta com a participação de Ana Sátila e Pedro Gonçalves. No skate, Rayssa Leal e Felipe Gustavo representarão o Brasil, na busca de resultados positivos e a conquista das medalhas.