Lewis Hamilton declara solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Camila Pazini Por Camila Pazini
4 min de leitura
Foto de destaque: Lewis Hamilton no GP de São Paulo, em 2023. (Reprodução/ Vince Mignott/MB Media/Getty Images Embed)

Lewis Hamilton, 39, também se pronunciou sobre a tragédia climática que está assolando o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Além de declarar apoio às vítimas, o heptacampeão mundial da Fórmula 1 compartilhou um site de doações para os afetados pelas enchentes no estado gaúcho. Segundo informações atualizadas, 147 pessoas morreram após os fortes temporais que atingiram diversas regiões do estado. 

Solidariedade em prol das vítimas das enchentes

Nas últimas semanas, Hamilton tem demonstrado todo o seu apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Recentemente, o britânico também compartilhou em suas redes sociais o site de doações ligado ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), órgão ligado à ONU e responsável por auxiliar e proteger os direitos de pessoas em situação de refúgio. 

– Meu coração está com todos impactados pelas enchentes no Brasil. Se você puder, junte-se a mim para apoiar as bravas pessoas na luta para ajudar os impactados por esta emergência – publicou Lewis Hamilton através de um ‘storie’ no Instagram. 

A situação do estado gaúcho ainda é complexa e delicada, e vários setores estão se movimentando para auxiliar as vítimas através de doações – seja em valores, água, roupas ou alimentos não perecíveis. Várias personalidades brasileiras e figuras públicas estão reforçando a necessidade de se unir em prol dos afetados pelos temporais, seja organizando festivais de música que terão os valores revertidos para as doações, quanto em treinos abertos de futebol, como o Atlético-MG fez nesta semana. 


Região de Porto Alegre após os temporais (reprodução/ Jefferson Bernardes/ Getty Images Embed)


De acordo com a Defesa Civil do estado, até agora foram registradas 147 mortes,125 pessoas estão desaparecidas e 806 tiveram alguma lesão causada pelos temporais. Muitas pessoas tiveram que abandonar suas casas às pressas e se locomover para abrigos, cerca de 76.884. Enquanto 538.545 estão desalojados, tendo que se abrigar em casas de familiares ou amigos.

Segundo estimativa, as chuvas afetaram cerca de 2.124.203 pessoas, nos 450 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Esse é um número que cresce a cada dia que passa. 

O título de ‘’cidadão honorário do Brasil’’

Apesar de sua nacionalidade, o piloto tem um carinho especial pelo Brasil, e muito disso se deve a Ayrton Senna, seu herói nas pistas de corrida. Em 2021, quando venceu o GP de São Paulo, o britânico fez questão de fazer um gesto em referência a Senna, além de carregar a bandeira do país em seu carro e no pódio.


Lewis Hamilton na GP de São Paulo, em 2021 (Reprodução/ Buda Mendes/ Getty Images Embed)


Essa homenagem e seu respeito pelo ídolo lhe rendeu um título de cidadão honorário do país. Na ocasião, Hamilton fez um discurso emocionante e revelou que ‘’tinha cinco anos quando o vi (Ayrton Senna) correndo e sabia que queria me tornar piloto e campeão mundial. Sou apaixonado pelo Brasil e foi por essas lentes que comecei a ver vocês’’. 

A Fórmula 1 volta neste fim de semana, dia 19 de maio, com o Grande Prêmio da Emilia-Romagna no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, na Itália. O circuito vale como a sétima prova do campeonato atual. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário