Logo e música oficial do novo mundial de clubes foi anunciado pela Fifa

Primeira edição com 32 clubes será disputada em 2025. Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão classificados

4 min de leitura
Gianni Infantino, presidente da Fifa (Reprodução/Franck Fife/AFP)

Nesta quarta-feira (4) a Fifa divulgou o emblema e a música oficial do novo mundial de clubes com 32 times, o mundial de clubes ocorrerá em 2025 nos Estados Unidos. CWC (Club World Cup) são as inicias em inglês do nome da competição. O hit , “Freed From Desire” da cantora Gala vai embalar o torneio.

Em futuras edições a própria Fifa afirmou que fará alterações no logo, tendo inspiração a história e a cultura do futebol pra deixar a CWC um ícone circular.


Classificados para o mundial (foto: Reprodução/fifaclubworldcup/Instagram)

“Que momento especial: hoje lançamos a marca do novo Mundial de Clubes, o começo de uma nova era no futebol de clubes. Trinta e dois dos melhores clubes de todos os cantos do mundo vão competir nos Estados Unidos em junho e julho de 2025. Eles são o coração do torneio.” declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Harry esta arrasando em tradução para o português é a adaptação da torcida inglesa da musica “Freed From Desire” que foi lançada em 1997 e estourou na Eurocopa de 2016 para exaltar o craque Harry Kane.

Sorteio dos grupos

A Fifa ainda não divulgou a data do sorteio e como ficará a divisão dos potes e a definição dos cabeças de chave. Ainda haverá a criação de um novo modelo para o troféu, diferente do que era utilizado no mundial de clubes. Provavelmente é que seja divulgado ainda este ano.

Dos 32 times que disputarão o torneio 30 já estão classificados. Pelo território nacional temos Flamengo, Palmeiras e Fluminense. Entre 15 de junho e 13 de julho será disputado a competição.

Regulamento do torneio

Entre 15 de junho e 13 de julho de 2024. O torneio contará com oito grupos, cada um composto por quatro equipes, que se enfrentarão em um formato de turno único. Após a fase de grupos, os dois melhores times de cada grupo avançarão para as oitavas de final, onde a competição entra em um formato de mata-mata em jogo único. A eliminação é definitiva e não haverá disputa pelo terceiro lugar. Este formato promete uma competição intensa e cheia de surpresas, mantendo os torcedores na expectativa até o último jogo.

Os 30 clubes já classificados

Na Europa, teremos a presença de algumas das maiores equipes do continente: o Real Madrid e o Atlético de Madrid representarão a Espanha; o Chelsea e o Manchester City virão da Inglaterra; a Juventus e a Inter de Milão da Itália; o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund da Alemanha; e o Paris Saint-Germain, da França. Além disso, o Benfica e o Porto levarão a bandeira de Portugal.

Na América do Sul a competição será marcada pela participação de gigantes brasileiros e argentinos: Palmeiras, Flamengo e Fluminense representarão o Brasil, enquanto o River Plate e o Boca Juniors estarão presentes em nome da Argentina.

Da América do Norte, os clubes que garantirão sua presença são o Seattle Sounders dos Estados Unidos e os mexicanos Pachuca, León e Monterrey.

*Da Ásia e Oceania, o Urawa Reds do Japão e o Auckland City FC da Nova Zelândia estarão em disputa, enquanto da África o Al-Ahly do Egito, o Wydad Casablanca de Marrocos, o Mamelodi Sundowns da África do Sul e o Espérance Sportive de Tunis da Tunísia completarão a representação continental.

Sair da versão mobile