Estar num clube com renome e com um dos maiores craques do futebol moderno pode ser desafiador em diversos níveis. Após pouco mais de um ano, o português Luís Castro se despediu do comando do time, não resistindo à pressão de um começo de temporada ruim. O clube sunita anunciou a demissão do técnico nesta terça-feira (17) e alguns jogadores prestaram homenagens carinhosas a Castro. Alguns nomes já estão sendo cotados para substituí-lo, mas ainda não há nenhuma confirmação.
Pé frio em começo de temporada
Dos seis jogos no comando do Al-Nassr, Luís Castro acumulou apenas duas vitórias na temporada 2024/25. A pressão por manter o nível de desempenho foi demais para o português, tendo como maior agravante o jogo contra o Al-Hilal no final da Supercopa da Arábia Saudita, que terminou com a vitória do rival por 4 a 1. O desfecho do desempenho da equipe acarretou na demissão do técnico português, que foi anunciado pela diretoria do clube em uma nota divulgada nesta terça-feira.
”O Al-Nassr pode anunciar que o técnico Luís Castro deixou o clube. Todos no Al-Nassr gostariam de agradecer Luís e sua comissão técnica pelo trabalho dedicado durante os últimos 14 meses, lhes desejando a melhor das sortes no futuro”, disse o clube saudita.
Luís Castro e Cristiano Ronaldo durante partida do Al-Nassr contra o Al-Ahli (Foto: reprodução/AFP/ Getty Images embed)
A derrota para um rival deixou um gosto amargo e, desde então, o clube só teve uma vitória. Na partida contra o Al-Fayha, também pelo Campeonato Saudita, a equipe terminou o jogo com o placar de 4 a 1. Fora a vitória, o time teve alguns empates, o que contribui para aumentar a pressão tanto nos jogadores, quanto na comissão técnica. Apesar disso, Cristiano Ronaldo fez questão de prestar uma singela homenagem ao técnico em suas redes sociais, com uma foto dos dois se abraçando e uma mensagem de agradecimento.
Do Botafogo ao Al-Nassr
Luís Castro iniciou a sua carreira no futebol como lateral-direito em diversos clubes luso-portugueses, mas só começou a treinar equipes a partir de 2006, passando pelo Porto e pelo Porto B, clubes pequenos do país. Essa foi a maior atuação do técnico à frente de algum time. Depois, teve algumas passagens por outros times até chegar ao Botafogo, onde fez uma estreia vitoriosa. Em pouco tempo sob o comando de Castro, o time ganhou a Taça Rio 2023. Sua atuação começou a chamar atenção em nível internacional, com o próprio Cristiano Ronaldo, seu conterrâneo, pedindo para o treinador se juntar ao clube sunita.
A maior conquista durante sua curta passagem no time saudita foi o título na Copa dos Campeões Árabes. Foi também o primeiro título de Cristiano em um campeonato local. Agora, com a equipe se preparando para enfrentar o Al Ettifaq na próxima sexta-feira (20) pelo Campeonato Saudita, a expectativa em torno da substituição do técnico fica ainda maior. Segundo a imprensa italiana, um dos favoritos da diretoria para ocupar o cargo seria Stefano Pioli, que já treinou o Milan.