Manchester City enfrenta tabu de quase 50 anos sem vencer Juventus
Juventus e Manchester City se enfrentarão hoje (26) às 16h, pelo Grupo G das Copa do Mundo de Clubes. Essa será a oitava vez na história que os clubes se encontram, sendo a primeira ocasião em que medirão forças na Copa do Mundo de Clubes, competição da FIFA que está estreando nesta nova versão. A […]
Juventus e Manchester City se enfrentarão hoje (26) às 16h, pelo Grupo G das Copa do Mundo de Clubes. Essa será a oitava vez na história que os clubes se encontram, sendo a primeira ocasião em que medirão forças na Copa do Mundo de Clubes, competição da FIFA que está estreando nesta nova versão.
A equipe italiana leva vantagem no histórico do confronto e mantém uma invencibilidade que já dura quase meio século diante dos ingleses.
Confrontos antigos
A rivalidade entre Juventus e Manchester City teve início em 1976. O primeiro confronto oficial aconteceu em 15 de setembro daquele ano, em um duelo válido pela Liga Europa. Na ocasião, os ingleses levaram a melhor e venceram por 1 a 0 em casa.
Desde o triunfo inicial, o City não conseguiu mais superar a equipe italiana. Ao longo das décadas, os dois times se encontraram outras seis vezes, sendo três confrontos pela Liga Europa e três pela Liga dos Campeões, nos anos de 1976, 2010, 2015 e 2024.
No segundo jogo do embate de 1976, disputado na Itália, a Juventus venceu por 2 a 0 e avançou na competição. Em 2010, os clubes voltaram a se enfrentar pela fase de grupos da Liga Europa, com dois empates em 1 a 1. Já em 2015, na fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipe de Turim venceu os dois confrontos: 2 a 1 fora de casa e 1 a 0 em seus domínios, com um gol de Mandzukic decidindo o duelo na Itália.
Jogo recente
O encontro mais recente entre Juventus e Manchester City aconteceu no ano passado, durante mais uma edição da Liga dos Campeões. As equipes se enfrentaram em solo italiano pela fase de liga da competição europeia, e a Juventus voltou a sair vitoriosa diante dos ingleses.
Os dois gols da partida aconteceram no segundo tempo. Vlahovic abriu o placar de cabeça após uma falha do goleiro Ederson, e McKennie ampliou logo depois. A derrota teve um impacto negativo para o City, que na época caiu para a 22ª colocação na tabela geral do torneio.
Ao término da fase de liga, a Juventus terminou na 20ª posição, enquanto o Manchester City ficou em 22º lugar. Ambos os times foram eliminados nos playoffs e não avançaram para as oitavas de final da competição
