Marcelo deixa o Fluminense após conflito com Mano Menezes

Desentendimento à beira do campo culmina em rescisão; clube reforça vínculo afetivo com o jogador, apesar da saída

Alice Zanin Por Alice Zanin
4 min de leitura
Foto destaque: Marcelo deixa o Fluminense após conflito com Mano Menezes (Reprodução/Instagram/@marcelotwelve)

Neste sábado, o Fluminense comunicou que o jogador Marcelo não faz mais parte do elenco. A decisão de rescisão, feita em comum acordo, conforme divulgado pelo clube em nota oficial, vem na sequência de um desentendimento entre o lateral e o técnico Mano Menezes durante o jogo contra o Grêmio na última sexta, no Maracanã, que terminou empatado em 2 a 2.

Em entrevista coletiva, Mano relatou que ouviu de Marcelo algo que não foi do seu agrado, intensificando o clima tenso nos bastidores. Segundo fontes próximas ao clube, a situação era delicada e poucos caminhos restaram além da rescisão.


Mano Menezes afirma que mudou de ideia em jogo contra Grêmio (Reprodução/Youtube/UOL Esportes)

No comunicado, o Fluminense exaltou a história de Marcelo, que começou no centro de formação de Xerém, e sua volta em 2023, marcada pela conquista da Conmebol Libertadores. O clube também frisou que, apesar do ocorrido, “os laços institucionais e afetivos” com o atleta permanecem.

Trajetória e homenagens

Recentemente, Marcelo foi homenageado pelo Fluminense, que batizou um estádio no CT da base com o seu nome, em reconhecimento à sua trajetória e ao carinho que sempre demonstrou pelo clube. Entretanto, o episódio atual gerou desconforto para a diretoria, que se pronunciou enfatizando que “fez tudo” pelo jogador desde seu retorno ao Brasil.


Fluminense rescinde contrato com Marcelo
Fluminense rescinde contrato com Marcelo (Foto: reprodução/Instagram/@marcelotwelve)

Nos minutos finais do jogo contra o Grêmio, Marcelo seria uma das substituições do técnico Mano Menezes, entrando no lugar de Lima. Ao se aproximar para ouvir as instruções, um comentário feito pelo lateral gerou irritação em Mano, que ordenou que ele voltasse ao banco. A situação foi entendida como um desrespeito e contribuiu para a decisão de encerrar o contrato.

Nota oficial do clube carioca:

O Fluminense FC e Marcelo Vieira comunicam o encerramento do contrato em comum acordo entre as partes.

Formado nas categorias de base, Marcelo retornou ao Fluminense em 2023, tendo participado da conquista dos títulos do Campeonato Carioca 2023, dos inéditos títulos da Conmebol Libertadores 2023 e Recopa de 2024.

Os laços institucionais e afetivos entre o Fluminense e Marcelo seguem mantidos. O nome do atleta foi recentemente eternizado no estádio do centro de treinamento de Xerém. O Fluminense agradece a Marcelo e continuará, como sempre, na torcida por seu sucesso em todos os seus desafios.”

Conflitos nos bastidores e despedida

Relatos vindos de dentro do clube apontam que Marcelo já enfrentava dificuldades no ambiente do CT Carlos Castilho. Após o jogo, ele foi sorteado para um exame antidoping e, por isso, perdeu parte da conversa entre Mano e o restante do time no vestiário, aumentando o clima de tensão.


Marcelo já jogou pelo Fluminense em 2006
Marcelo já jogou pelo Fluminense em 2006 (Foto: reprodução/Premiere/Lance!)

Apesar das expectativas de que o presidente Mário Bittencourt fizesse uma declaração à imprensa sobre o caso, ele preferiu focar em críticas à arbitragem do jogo. Marcelo encerra sua segunda passagem pelo Fluminense com 68 partidas, cinco gols e três assistências desde seu retorno, em 2023. Em 2006, ele havia se despedido do clube para seguir carreira no Real Madrid

Seguir
Redatora estagiária da IN Magazine e estudante em duas graduações: jornalismo esportivo & comunicação social, pela Universidad Nacional de La Plata.