Nesta quarta-feira (24), se iniciaram os Jogos Olímpicos na modalidade futebol masculino, com Argentina x Marrocos, que duelaram no estádio Geoffroy Guichard, localizado em Saint-Étienne. A partida terminou 2×1 para a seleção de Marrocos, após muita polêmica por um gol da Argentina no último lance, que veio a ser anulado posteriormente. O jogo chegou a ser paralisado e retomado por mais 3 minutos, terminando com a vitória marroquina.
Protesto dos franceses
Como forma de protesto pela música racista que foi cantada pelos jogadores argentinos após o título da Copa América, a torcida francesa que foi ao estádio em Saint-Étienne vaiou o hino da Argentina, reproduzido antes da partida começar.
A partida
O primeiro tempo foi pouco movimentado, com a Argentina pressionando a saída de bola da Seleção Marroquina, porém sem muita criação nos primeiros 45 minutos. No final da primeira etapa, os africanos abriram o marcador com Rahimi, numa bela jogada trabalhada.
No início da segunda etapa, Marrocos ampliou para 2×0, de pênalti, novamente com Rahimi. Os sul-americanos diminuíram com Giuliano Simeone, que aproveitou chute cruzado de Soler para fazer o gol. Quando parecia que a Argentina não iria chegar ao empate, com o goleiro marroquino Munir sendo soberano debaixo das traves, aconteceu o lance que causou toda a polêmica.
Com o árbitro tendo dado 15 minutos de acréscimo, a Argentina seguiu no ataque em busca do empate, chegando ao gol numa jogada de bate-rebate no último lance, após uma grande defesa de Munir e uma bola na trave, que acabou sobrando para Medina cabecear para as redes, igualando o marcador.
Ao final do jogo, a torcida marroquina se revoltou com o lance, que não teve a devida análise do VAR, com o gol sendo confirmado. Com isso, foram atiradas bombas dentro do campo e alguns torcedores chegaram a invadir o gramado. Além disso, o gol da Argentina passou a ser revisado cerca de 20 minutos depois do “apito final”.
Jogo retomado
O jogo foi retomado com o placar de 2×1 para Marrocos, com o gol da Argentina tendo sido anulado após revisão do árbitro de vídeo, para mais 3 minutos de jogo, que foram acrescidos pelo juiz da partida.
A partida se encerrou em 2×1 para Marrocos após a retomada da partida, com os dois gols de Rahimi, com Simeone tendo descontado para os argentinos.