Mesmo com desfalques, Botafogo supera o Santos fora de casa; ausência de Igor Jesus é sentida

O Botafogo lutou até o fim e, aproveitando a superioridade numérica em campo, venceu o Santos por 1 a 0 no último domingo (1º), em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. Apesar do resultado positivo, o desempenho da equipe comandada por Renato Paiva ficou abaixo do que vinha apresentando, especialmente por conta de […]

02 jun, 2025
Foto Destaque:Igor Jesus com a camisa do Botafogo(Reprodução/Vítor Silva/Botafogo)
Foto Destaque:Igor Jesus com a camisa do Botafogo(Reprodução/Vítor Silva/Botafogo)
Mesmo com desfalques, Botafogo supera o Santos fora de casa; ausência de Igor Jesus é sentida

O Botafogo lutou até o fim e, aproveitando a superioridade numérica em campo, venceu o Santos por 1 a 0 no último domingo (1º), em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. Apesar do resultado positivo, o desempenho da equipe comandada por Renato Paiva ficou abaixo do que vinha apresentando, especialmente por conta de desfalques importantes no time titular.

Igor Jesus poupado e mesmo assim venceu

A principal ausência foi a do atacante Igor Jesus. Com uma proposta relevante do futebol inglês para defender o Nottingham Forest na próxima temporada da Premier League, o camisa 99 foi preservado diante da maratona de jogos. Destaque absoluto do Alvinegro em 2025, Igor vem sendo peça-chave no sistema ofensivo e sua ausência foi notadamente sentida.

No seu lugar, Rwan Cruz recebeu nova oportunidade, mas teve atuação muito abaixo do esperado. Com dificuldades para exercer o papel de pivô, pouco aproveitamento nos duelos individuais e pouca movimentação, o atacante teve desempenho considerado um dos piores desde que chegou ao clube. Características essas que, por outro lado, são marca registrada de Igor Jesus — cuja inteligência tática, presença de área e capacidade de potencializar companheiros o tornam peça diferenciada no futebol brasileiro.

Não é apenas um finalizador e sim um articulador


Mesmo com desfalques, Botafogo supera o Santos fora de casa; ausência de Igor Jesus é sentida
Igor Jesus , Jair e Cuiabano jogadores do Botafogo que pode ir para o Nottingham Forest (Foto: reprodução/UOL)

Mais do que um finalizador, Igor se destaca pela capacidade de articular jogadas e dar fluidez ao ataque. Foi assim, por exemplo, na classificação contra a Universidad de Chile pela Libertadores, quando marcou o gol decisivo. Com ele, o time sobe de patamar coletivo.

A expectativa é de que o atacante retorne ao time titular já na próxima quarta-feira (4), contra o Ceará, no Estádio Nilton Santos, novamente pelo Brasileirão. Outro poupado na última rodada, o lateral Cuiabano — que também desperta interesse do mercado europeu — deve ser opção para a partida.

Enquanto Igor Jesus vive o que devem ser seus últimos jogos com a camisa do Botafogo, ao menos até o fim da campanha no Mundial de Clubes, a diretoria da SAF já começa a se movimentar. Rwan Cruz, Elias Manoel e Mastriani estão no elenco, mas nenhum oferece, até o momento, o mesmo nível técnico e impacto que o atual titular. Encontrar no mercado uma peça que se aproxime da qualidade de Igor Jesus será tarefa árdua — substituí-lo à altura, no cenário atual, é um desafio considerável.

Mais notícias