Mesmo sendo reserva, Danilo segue sendo titular na Seleção: entenda o motivo

Com apenas 5 minutos em campo pela Juventus, o atleta segue sendo bastante utilizado pelo Dorival e tem toda a sua confiança

Diego Barcellos Por Diego Barcellos
3 min de leitura
Foto destaque: Danilo em jogo pela seleção brasileira (Reprodução/Instagram/@daniluiz2)

Mesmo não sendo titular na Juventus, onde participou apenas brevemente de um jogo e enfrenta forte concorrência na posição de zagueiro, Danilo mantém o status de titular e capitão na Seleção Brasileira. Ele liderará o time nas Eliminatórias contra o Equador, nesta sexta-feira, no Couto Pereira. A sua presença como capitão na seleção é notável, considerando que seu início de temporada no clube italiano foi prejudicado pela sua participação tardia na pré-temporada devido à Copa América.

Na Seleção Brasileira, a lateral direita tem sido uma posição com dificuldades de encontrar bons nomes. Yan Couto, que vinha ganhando espaço, foi cortado da convocação atual por lesão. No seu lugar, William, do Cruzeiro e sem convocações anteriores, foi chamado.


Danilo atuando pela seleção Brasileira (foto: reprodução/Instagram/tntsportsbr)

Danilo, que tem sido um dos líderes da Seleção Brasileira e atuou nas últimas duas Copas do Mundo, é altamente valorizado por seu papel de capitão sob o comando de Dorival Júnior. Aos 33 anos, o veterano é frequentemente elogiado por jovens jogadores por seu papel em aconselhar e orientar os novos convocados.

Dorival Júnior reconhece a importância de renovar a Seleção Brasileira, mas mantém referências como Danilo, Alisson e Marquinhos. Danilo é valorizado por sua inteligência tática e versatilidade, podendo jogar tanto por dentro quanto mais aberto. Após a eliminação na Copa América, ele considerou sair da Seleção, mas a ideia foi tratada como um desabafo pela CBF e não gerou grandes preocupações.

 “É justa [a cobrança] porque faz tempo que o Brasil não ganha algo. Mas que tenha paciência com esses jovens, não digo comigo porque não sei quanto tempo ainda tenho na Seleção. Na verdade, não sei se tenho mais tempo na Seleção“, disse o jogador ao ser perguntado se poderia deixar de vestir a amarelinha.

Além de Danilo, Wendell, o lateral esquerdo da Seleção, também começou a temporada no banco, no Porto. Em seu último ano de contrato, Wendell recusou propostas de transferência e busca retomar seu espaço na equipe e na Seleção. Para a partida desta sexta-feira, Guilherme Arana será o titular na lateral esquerda. Na véspera do jogo, Dorival Júnior escalou o Brasil com: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Rodrygo e Vini Júnior.