Mundial de Clubes: Real Madrid alcança título intercontinental pela 9ª vez

5 min de leitura
Foto destaque: Elenco do Real Madrid levanta troféu da Copa Intercontinental (Reprodução/X/@realmadrid)

Em um jogo sem brilho e sem surpresas, o Real Madrid conquistou a final do Intercontinental ao vencer o Pachuca por 3 a 0. A atuação mediana do clube espanhol foi o suficiente para levar o troféu da competição da FIFA para a casa. O Pachuca, que eliminou o Botafogo nas quartas-de-final, conseguiu surpreender o clube de Madrid no primeiro tempo, mas não repetiu o processo e foi completamente anulado na etapa final.

A goleada foi concretizada com um show de Vini Jr., eleito o vencedor do The Best na terça-feira (17), que deu uma assistência para Mbappé fazer o primeiro gol, Rodrygo marcou o segundo e o próprio Vini fechou a goleada para conquistar mais um título para o clube de Madrid.


Real Madrid celebra conquista do nono título Intercontinental (Foto: Reprodução/Instagram/@realmadrid)


Como foi o jogo

O Real Madrid, que começou o jogo de maneira lenta, foi surpreendido por uma boa equipe mexicana que soube se compactar na defesa e sair em bons lances nos primeiros 35 minutos de jogo. A equipe de Carlo Ancelotti pareceu surpresa, deixando o ataque do Pachuca finalizar com perigo três vezes em direção à meta defendida por Courtois.

Três chutes que foram o suficiente para Ancelotti mudar o esquema tático da equipe, onde Bellingham começou a aparecer para distribuir o jogo, acionando mais o trio de ataque, composto por Vinicius Jr, Mbappé e Rodrygo, e foi assim que nasceu o gol que tirou o zero do placar. Em uma jogada que começou com um passe de Bellingham para Vini, que em uma linda jogada individual achou o atacante francês sozinho contra o goleiro para finalizar e marcar para o Real Madrid.


Mbappé celebra gol que deu a vantagem inicial para o Real Madrid (Foto: Reprodução/EFE/Noushad Tekkhayil)

O gol deu uma injeção de ânimo na equipe, que foi para o intervalo com a vantagem. Na volta do jogo, o Real Madrid contou com uma jogada pessoal de Rodrygo, que aos 7 minutos da etapa final aumentou o marcador. A partir desse gol a equipe espanhola administrou a situação da partida. Com um Pachuca desarrumado defensivamente, por precisar atacar, o Real Madrid jogou no contra-ataque, onde em uma jogada Lucas Vasquéz foi derrubado na área e o pênalti foi marcado aos 39 minutos. Vini Jr converteu a cobrança.

O Pachuca até marcou um gol nos acréscimos, porém foi anulado pelo VAR e o clube de Madrid conquistou pela nona vez o troféu máximo que uma equipe de futebol pode ganhar.

O maior Campeão Mundial

Com papel crucial dos brasileiros, o Real Madrid se viu mais uma vez no topo máximo de uma competição entre clubes da FIFA. Com o novo ‘Mundial’ prestes a ter sua nova versão, composta por 32 equipes e realizada a cada quatro anos, o Real Madrid é o maior campeão em todas as versões já disputadas do torneio.


Real Madrid celebrando a conquista desta quarta-feira (Foto: Reprodução/X/@realmadrid)

A primeira versão é a Copa Intercontinental, realizada entre 1960 e 2004, onde o Real Madrid conquistou por três vezes. Após este período de 44 anos, o nome do torneio mudou para Mundial de Clubes da Fifa, onde venceu em 6 oportunidades.

A partir deste ano o Mundial de Clubes da Fifa voltou a ser chamado de Copa Intercontinental, os times vencedores poderão ser considerados campeões do mundo. A ‘Copa do Mundo de Clubes’ será o nome do torneio a ser realizado a cada quatro anos, começando na edição de 2025, que contará com participações de Botafogo, Fluminense, Flamengo e Palmeiras.

Matéria por Pedro Ferrão (Lorena R7)

Sair da versão mobile