Nesta segunda-feira (14), o atacante Neymar Jr. recorreu às redes sociais para se despedir de Pedro Caixinha, técnico do Santos, que foi demitido justo no dia em que o clube comemorou 113 anos de história. Como capitão da equipe, Neymar, usando a icônica camisa 10 do time, expressou seu agradecimento ao treinador português, destacando a boa relação construída desde a chegada de Caixinha à Vila Belmiro.
Nos stories do Instagram, Neymar escreveu: “Foi um prazer trabalhar com você, mister. Obrigado por tudo e muito sucesso nos próximos desafios”. A publicação evidencia o respeito e a sintonia entre jogador e treinador, que juntos viveram os primeiros meses do retorno do Peixe à elite do futebol brasileiro.
Pedro Caixinha no comando do Peixe
Pedro Caixinha assumiu o comando do Santos em dezembro de 2024, logo após o time conquistar a Série B e a saída de Fábio Carille. Sob a batuta do técnico português, o time disputou 17 jogos, saindo vitorioso em sete ocasiões, empatando três vezes e sofrendo sete derrotas. Apesar dos desafios, Caixinha teve momentos de destaque, como a chegada à semifinal do Campeonato Paulista. No entanto, o sonho parou ali com uma eliminação para o Corinthians, que venceu por 2 a 1 na Neo Química Arena.
Durante a pré-temporada, o treinador mostrou potencial ao finalizar os preparativos com uma vitória convincente de 4 a 1 sobre o Coritiba em um amistoso. Porém, no início do Campeonato Brasileiro, a sorte não esteve do lado dele. Caixinha viu seu time amargar duas derrotas consecutivas contra Vasco e Fluminense, além de um empate com o Bahia, resultando em uma breve passagem pela competição nacional.
Derrota no Maracanã e futuro do Santos
A partida contra o Fluminense, ocorrida no último domingo (13), serviu como o derradeiro confronto de Pedro Caixinha na liderança técnica do Santos. O Peixe foi derrotado por 1 a 0 no Maracanã, tendo sofrido o gol nos instantes finais do segundo tempo. Mesmo após a derrota, Caixinha participou da entrevista coletiva conforme previsto e retornou com o elenco à Baixada Santista.
Nesta segunda-feira, a equipe retomou suas atividades no Centro de Treinamento Rei Pelé, agora sob a supervisão interina de César Sampaio, membro da comissão técnica permanente do clube. O Santos conta com um período restrito para reconfigurar sua estratégia antes do próximo encontro: na quarta-feira, dia 16, a equipe enfrentará o Atlético-MG às 21h30 na Vila Belmiro, em disputa válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a saída de Caixinha, o Santos inicia a busca por um novo comandante que possa dar sequência ao projeto da temporada. Enquanto isso, o apoio de líderes como Neymar Jr. será fundamental para manter o grupo focado nos desafios que virão pela frente.