Nesta sexta-feira (14), a Eurocopa de 2024 começa com o jogo entre a Alemanha e a Escócia às 16h, na Allianz Arena, em Munique. O estádio do Bayern de Munique é um dos dez que serão usados durante a competição. Destes dez, somente um não recebeu os jogos da Copa do Mundo de 2006, que também foi realizada no país, a Merkur Spiel-Arena.
Depois de 18 anos, o país volta a receber uma grande competição de seleções, a Alemanha demonstra que a manutenção dos estádios utilizados foi muito bem feira. Dos 12 usados na Copa do Mundo de 2006, nove irão receber jogos da Eurocopa.
Os três estádios que sediaram a Copa do Mundo e não foram escolhidos para a Euro, ainda estão em ótimo estado e sendo normalmente utilizado pelos principais times das suas cidades, mesmo que todos tiveram sua capacidade reduzida, durante o período. Os estádios que não serão usados são: Max-Morlock-Stadion, do Nuremberg; Fritz-Walter-Stadion, do Kaiserslautern; e o HDI-Arena, do Hanover.
Merkur Spiel-Arena
O estádio está localizado na cidade de Düsseldorf, e é relativamente novo. Ele foi inaugurado em 2004, substituindo o antigo Rheinstadion, que tinha sediado jogos da Copa do Mundo de 1974 e da Euro de 1988. O local teve sua capacidade reduzida ao longo do tempo, de 54.600 para 47.000 pessoas.
Mesmo sendo considerado um estádio com boa capacidade e em uma cidade conhecida do país, a Merkur Spiel-Arena não foi escolhida para sediar a última Copa do Mundo. Para a Euro, o estádio irá receber cinco jogos, sendo duas de mata-mata, uma nas oitavas e uma nas quartas de final.
Olympiastadio
Este é o principal estádio da Alemanha, ele foi construído para as Olimpíadas de 1936, em Berlim. Foi palco da final da Copa do Mundo de 2006, ele já foi remodelado duas vezes: a primeira para Copa do Mundo de 1974 e a segunda 18 anos atrás. Ao longo do tempo, teve sua capacidade reduzida de 74 mil para 71 mil pessoas.
O Olympiastadio será o palco da decisão da Euro. Ele ainda vai receber mais cinco jogos ao longo da competição: três na fase de grupos, uma nas oitavas e outra nas quartas de final.
Allianz Arena
Estádio do principal time a Alemanha, Bayern de Munique, a Allianz Arena foi inaugurada em 2005. Ela foi construída para a última copa disputada no país, e é um dos únicos que teve a sua capacidade mantida, 66 mil pessoas.
Assim como na Copa do Mundo, o estádio foi escolhido para ser o palco da partida de estreia da Eurocopa, entre Alemanha e Escócia. A Allianz Arena ainda vai receber mais cinco jogos durante a competição: três pela fase de grupos, uma pelas oitavas e outra pela semifinal.
Signal Iduna Park
O estádio é referência de modernismo, sem abandonar o lado “raíz” das arquibancadas. A casa do Dortmund é mundialmente conhecida pelo setor da “muralha amarela”, que fica atrás de um dos gols. O Signal Iduna Park foi construído para a Copa do Mundo de 1974, e é o estádio com maior capacidade da Alemanha, de 81 mil pessoas, e já passou por três reformas.
Signal Iduna Park irá sediar uma semifinal da Euro. Na Copa de 2006, o estádio ficou marcado pela eliminação da Alemanha para a Itália, que viria a ser a campeão da competição. Para a Euro deste ano, a casa do Borussia do Dortmund irá receber outros cinco jogos: quatro pela fase de grupos e uma pelas oitavas de final.
Deutsche Bank Park
Ele foi inaugurado em 1925, na cidade de Frankfurt, com o nome de Waldstation, e foi utilizado como local de eventos políticos, durante a Segunda Guerra Mundial. O Deutsche foi sede de duas Copas do Mundo, a de 1974 e a de 2006. Para o segundo, ele foi reformado e teve a sua capacidade reduzida de 51 mil para 48 mil pessoas. O teto retrátil e o monitor central com quatro telas são os grandes diferenciais do local.
Mercedez-Benz Arena
O estádio está localizado em Sttutgart e possui muita história. Inaugurado em 1933, ele já teve diversos nomes, porém, dois deles chamam atenção, Adolf-Hittler-Kampfbahn, na época em que ele era líder da Alemanha; e Gottlieb Daimler, em homenagem ao inventor da motocicleta, e como é mais conhecido pela maior parte dos amantes de futebol. Mais tarde, o estádio viria a se chamar de Mercedez-Benz Arena, referenciando a marca de automóveis. O local vai receber cinco jogos da Euro: quatro pela fase de grupos e uma pelas quartas de final.
Volksparkstadion
Ele foi inaugurado em 1953, e é a casa do Hamburgo e ao longo de sua história teve vários nomes, até que Klaus-Michael Kuhne, empresário, comprou 7,5% das ações do Hamburgo SV e os naming rights do estádio. Desde então o local voltou a ter a nomeação antiga. Na Euro, o estádio vai receber quatro jogos: três da fase de grupos e uma nas quartas de final.
Red Bull Arena
Com o nome de Zentralstadion, o estádio foi inaugurado em 1957. O local é casa do RB Leipzing, principal time pertencente a empresa de bebidas energéticas, o Red Bull Arena já foi o maior da Alemanha, com capacidade para 100 mil pessoas. Depois de uma reforma em 2004, a capacidade foi reduzida para 57 mil lugares. A casa do Leipzing irá ser usada quatro vezes, três na fase de grupos e uma nas oitavas de final.
Veltins-Arena
Ela foi inaugurada em 2001 como a nova casa do Schalke 04. O nome do local mudou de Arena AufSchalke para Veltins Arena, em 2005, devido a m contrato de naming rights com uma cervejeira alemã. O estádio possui capacidade para 53 mil pessoas, e na Euro, ela vai receber cinco jogos: quatro na fase de grupos e uma nas oitavas.
Rheinenergies Stadion
O estádio foi inaugurado em 2004. A cidade de Colônia planejou um novo estádio para a Copa do Mundo de 2006, já que o antigo não estava nos padrões da Fifa. O estádio tem capacidade para 50 mil pessoas. Na Euro, ele vai receber cinco jogos: quatro na fase de grupos e uma nas oitavas de final.