A transferência e o desejo do Palmeiras de poder contar com o atacante Vitor Roque ganhou novos capítulos. O clube alvi-verde agora aguarda decisão da FIFA, em processo movido em conjunto com o Barcelona, pelo veto à transferência do atacante pela La Liga, gestora da liga de futebol da Espanha.
Imbróglio começou depois do acerto entre Palmeiras e Barcelona, pela transferência de Vitor Roque. Contudo, após finalizadas as negociações, entrou em cena o veto da La Liga pela transferência. A entidade alega que o atleta deve voltar primeiro para o Barcelona, após empréstimo para o Real Betis. Ocorre que as negociações entre Barcelona e Palmeiras se deram após o fechamento do período de transferências entre clubes espanhóis.
A palavra final deverá ser da entidade máxima do futebol, a FIFA, que entende que as transferências devem ocorrer dentro dos períodos regulamentados para transferências. No entanto, tanto Palmeiras, quanto Barcelona entendem que há brechas possíveis para a resolução do caso. Os clubes pedem que a FIFA conceda uma espécie de registro técnico. Isso permite que o jogador seja registrado pelo clube catalão e depois vendido ao Palmeiras.
O que é o “Techical Registation”
Palmeiras e o Barcelona argumentam que a transferência é possível com base no Regulamento de Status e Transferências de Jogadores da FIFA. Segundo a argumentação, o documento permite o chamado “Technical Registration”, ou registro técnico, para efeitos burocráticos. Neste caso, o jogador é reintegrado burocraticamente ao Barcelona e pode se transferir ao Palmeiras.
Clubes apresentaram à FIFA o caso de Pedro Lima. No ano passado, o jogador que teve seu registro técnico realizado para poder encerrar o empréstimo ao Norwich City e ser emprestado ao Nogometni klub Osijek, da Croácia.
Palmeiras não pretende desistir de Vitor Roque
Palmeiras não pretende desistir de Vitor Roque caso a solicitação na FIFA não tenha êxito. O clube espera pelo jogador mesmo que só possa vestir a camisa alviverde após a abertura de nova janela de transferências em junho. O jogador é principal desejo da diretoria do Palmeiras. O clube disputa, no meio do ano, o novo mundial de Clubes, organizado pela própria FIFA.
Página de estatísticas de futebol destaca Vitor Roque, principal desejo do Palmeiras (Foto: reprodução X/@sofascorebr)
O jovem atleta de 19 anos iniciou 14 jogos na atual temporada e fez 4 gols. Um desses gols foi contra o ex-clube Barcelona. Vitor Roque é a principal transação do Palmeiras na temporada, e os valores do negócio devem chegar a 25 mi de euros, ou mais de 150 milhões de reais segundo as cotações atuais.