Palmeiras confirma nova cirurgia de Paulinho após o Mundial
O Palmeiras está nos Estados Unidos, em preparação para o duelo contra o Chelsea, válido pelas quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA, marcado para a próxima sexta-feira (04). Mesmo com foco total na competição, a comissão técnica e o departamento médico do clube se pronunciaram sobre a condição física de Paulinho, atacante […]
O Palmeiras está nos Estados Unidos, em preparação para o duelo contra o Chelsea, válido pelas quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA, marcado para a próxima sexta-feira (04). Mesmo com foco total na competição, a comissão técnica e o departamento médico do clube se pronunciaram sobre a condição física de Paulinho, atacante que marcou o gol da vitória sobre o Botafogo no último sábado (28).
Em comunicado divulgado pelo Palmeiras durante a preparação da equipe na Filadélfia, o médico ortopedista Pedro Pontin detalhou o quadro clínico da lesão do atacante e os próximos passos para seu tratamento.
Fratura por estresse e cirurgia antes da chegada
De acordo com Pedro Pontin, Paulinho já lidava com uma condição delicada antes mesmo de ser contratado pelo Palmeiras no fim de 2024. Enquanto defendia o Atlético-MG, o jogador foi diagnosticado com uma fratura por estresse na tíbia, o que comprometeu seu desempenho ao longo da temporada.
O médico afirmou que o tratamento de Paulinho foi planejado em conjunto com o departamento médico do clube anterior, com a decisão de realizar a cirurgia ao fim da temporada. O atleta chegou ao Palmeiras cerca de 15 dias após o procedimento, já com todas as informações clínicas repassadas, o que permitiu dar uma continuidade ao processo de recuperação.
Segundo Pontin, a recuperação ocorreu dentro do prazo esperado, entre três e quatro meses, e após esse período, o atacante gradualmente foi reintroduzido aos treinamentos até retornar aos gramados. Durante essa fase, ele apresentou boa evolução, respondendo bem ao aumento de carga nas atividades e que todo o protocolo foi seguido com rigor, com o acompanhamento da comissão técnica e o conhecimento do próprio jogador. No entanto, mesmo com os cuidados adotados, Paulinho voltou a relatar dores durante o processo de recondicionamento.
Paulinho e companheiros de equipe comemorando gol que garantiu o Palmeiras nas quartas de final do Mundial de Clubes da FIFA (Foto: reprodução/Franck Fife/AFP/Getty Images Embed)
Nova cirurgia programada após o Mundial
Após o fim da participação do Palmeiras no torneio internacional, o atleta será submetido a um novo procedimento cirúrgico, conforme confirmou o ortopedista. Caso o time chegue à final, a campanha será encerrada em 13 de julho.
Pedro Pontin informou que o clube optou por iniciar um novo tratamento após o Mundial, com o objetivo de evitar que Paulinho enfrente o restante da temporada em condições físicas desfavoráveis ou sob o risco de sofrer novas lesões.
O procedimento será uma fixação óssea utilizando um implante suficientemente resistente para suportar as exigências dos treinos e partidas. Além disso, será realizado um enxerto ósseo com material do próprio atleta, o que deve garantir a máxima estabilidade, permitindo que ele suporte, no futuro, a carga intensa do calendário competitivo.
