Paulo Henrique marca em estreia pela Seleção e mira Copa do Mundo: “Aproveitei a oportunidade”

O lateral do Vasco marcou pela primeira vez vestindo a camisa da Seleção no amistoso contra o Japão; ele foi convocado após o Wesley da Roma ser cortado

14 out, 2025
Pedro Henrique lateral do Vasco | Reprodução/ Wagner Meier/Getty Images/Embed
Pedro Henrique lateral do Vasco | Reprodução/ Wagner Meier/Getty Images/Embed

A Seleção Brasileira encerrou a Data Fifa desta terça-feira (14) com derrota por 3 a 2 para o Japão, de virada, em um amistoso disputado em Tóquio. Apesar do resultado negativo, o confronto serviu como vitrine para um estreante que aproveitou ao máximo a chance recebida: o lateral-direito Paulo Henrique, do Vasco da Gama, marcou seu primeiro gol com a camisa verde e amarela e deixou uma boa impressão no técnico Carlo Ancelotti.

Convocado pela primeira vez

Convocado pela primeira vez para defender o Brasil, o jogador foi chamado de última hora para substituir Wesley, da Roma, cortado por lesão. Contra os japoneses, Paulo Henrique começou como titular e respondeu à altura, com uma atuação segura e participação ofensiva marcante coroada com o gol.


Lateral Paulo Henrique carregando a Bola(Foto:reprodução/Ruano Carneiro/Getty Images Embed)

Tive a oportunidade de estar aqui e creio que aproveitei. Dei meu máximo e fiz tudo o que podia durante o tempo que estive na Seleção. Agora, é com o Mister. Tenho concorrentes que dispensam comentários, jogadores de altíssimo nível. A disputa é sadia, e quem ganha é a Seleção, afirmou o lateral, na zona mista após o jogo.

Trajetória emocionante

A trajetória de Paulo Henrique até a Seleção é marcada por superação. Revelado pelo Londrina, o jogador passou por Iraty, Operário-PR e União Beltrão antes de chegar ao Metropolitano-SC, em 2018. Depois, sofreu uma pubalgia que o afastou dos gramados e quase interrompeu sua carreira. Recuperado, voltou ao Tubarão-SC e, posteriormente, passou por Paraná, Juventude e Atlético-MG, até se firmar no Vasco, onde já soma mais de cem jogos.

Foi um momento incrível. Passa um filme na cabeça de tudo o que vivi e construí para chegar até aqui. Claro que trocaria o gol pela vitória, mas Deus sabe de todas as coisas. Estou feliz pela estreia e pela chance de representar o Brasil, completou.

De volta ao Rio de Janeiro, Paulo Henrique se reapresenta ao Vasco após atuar os 90 minutos diante do Japão. O jogador deve ser poupado contra o Fortaleza, mas estará à disposição para o clássico contra o Fluminense, no dia 20 de outubro, em São Januário. O bom desempenho na Seleção pode ter sido o primeiro passo de uma nova fase na carreira do lateral, que agora sonha com voos mais altos — e, quem sabe, uma vaga na próxima Copa do Mundo.

Mais notícias