O esquema de segurança será intensificado nas proximidades do Allianz Parque para a partida entre Palmeiras e Botafogo, marcada para esta quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), pelo jogo de volta das oitavas de final da Conmebol Libertadores. A Polícia Militar de São Paulo considera a partida como de alto risco.
Motivos para o policiamento reforçado
O aumento da segurança se deve a diversos fatores, entre eles as recentes tensões entre as diretorias dos clubes, troca de provações nas redes sociais entre torcedores, e um incidente ocorrido em 17 de julho, quando um torcedor do Botafogo pendurou bonecos enforcado da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, nas imediações do estádio Nilton Santos.
Cerca de 400 policiais militares serão mobilizados para garantir a segurança ao redor do Allianz Parque, enquanto a Polícia Civil contará com uma equipe de 30 agentes dentro da Arena para reforçar a segurança durante o jogo.
A ação tem o objetivo de prevenir possíveis tumultos e assegurar a segurança dos torcedores, tanto do time visitante quanto da equipe da casa.
Presença da Mancha Verde
Nesta terça-feira (20), o Ministério Público autorizou a presença da Torcida Mancha Alviverde na partida, após a proibição de sua participação no jogo contra o São Paulo no domingo passado (18).
Para o confronto contra o Botafogo, a Mancha Verde está autorizada a usar até sete instrumentos musicais, uma faixa e um bandeirão. No entanto, a quantidade de itens permitidos pode ser ajustada conforme a decisão da Polícia Militar, de acordo com uma portaria emitida por Fabio Barbosa Moraes, diretor-executivo do Departamento de Segurança e Prevenção de Violência da FPF.
Após a partida contra o Botafogo, a torcida organizada retornará às penalidades impostas anteriormente. O duelo desta quarta-feira é decisivo para garantir a vaga nas quartas de final da Libertadores.
Depois de perder por 2 a 1 no jogo de ida no Nilton Santos, o Palmeiras precisa vencer por um gol de diferença no Allianz Parque para forçar a disputa de pênaltis. Uma vitória por dois gols de diferença garante a classificação direta para as quartas de final da competição.