INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Esportes

Presidente da FIFA propõe derrota automática em casos de racismo no futebol

A medida busca fortalecer ações de combate à discriminação no futebol. De acordo com o presidente Infantino, o racismo não deve ser tolerado em qualquer âmbito da sociedade

Gianni Infantino, Presidente da Federação Internacional de Futebol
Gianni Infantino, Presidente da Federação Internacional de Futebol (reprodução/Instagram/@gianni_infantino)

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, divulgou uma declaração em resposta ao incidente de discriminação racial ocorrido durante a partida entre Milan e Udinese, dirigida ao goleiro Maignan. Na declaração, ele enfatizou a necessidade de aplicar a derrota automática como medida punitiva diante desse tipo de ocorrência.

Temos que implementar a derrota automática para o time cujos torcedores cometeram racismo e causaram abandono da partida, bem como proibições mundiais de estádios, e acusações criminais para racistas“, disse.

O presidente igualmente abordou a inaceitabilidade do racismo, destacando que essa prática não deve ocorrer nem no futebol, nem na sociedade em geral. Além disso, expressou seu apoio aos atletas que foram afetados por esse incidente.

Goleiro do Milan sofre rascimo

Aos 33 minutos do primeiro tempo do confronto entre os clubes italianos Milan e Udinese, o goleiro Maignan procurou o árbitro francês Fabio Maresca para informar sobre os atos racistas que estava sofrendo por parte da torcida adversária.O confronto, no qual o Milan estava vencendo por 1 a 0, foi interrompido devido ao episódio.


 Maignan fala com o árbitro Fabio Maresca
Maignan fala com o árbitro Fabio Maresca em Udinese x Milan (Foto/reprodução/REUTERS/Jennifer Lorenzini)

Os jogadores deixaram o campo e, aproximadamente cinco minutos depois, retornaram, dando continuidade à partida, com o Udinese marcando um gol. Apesar da interrupção da partida, Maignan continuou sendo vaiado pela torcida adversária. O jogo chegou ao seu término com a vitória do Milan por 3 a 2.

Diretrizes adotadas pela FIFA em caso de rascismo

De acordo com o portal, Lei em Campo, em 2019, a FIFA estabeleceu um protocolo para manifestações discriminatórias durante partidas de futebol. O protocolo exige que os árbitros interrompam o jogo, exibam avisos nos telões e pelos alto-falantes do estádio, pedindo o fim das ofensas. Se as manifestações persistirem, a partida é novamente interrompida, os jogadores saem de campo, e novos comunicados são reforçados. Caso os atos discriminatórios continuem após essas medidas, os árbitros são orientados a encerrar definitivamente a partida.

A FIFA também estabelece regras contra o racismo e a discriminação no futebol por meio de seu Código de Ética. Essas regras incluem o princípio da não discriminação, o dever de promover a igualdade, o dever de respeitar os direitos humanos e a imposição de sanções disciplinares, como multas e suspensões.

Além do Código de Ética, a FIFA e suas confederações regionais implementam programas e campanhas para promover a diversidade e combater o racismo no futebol, incluindo conscientização, programas educacionais e medidas concretas para lidar com incidentes de racismo nos estádios. O Código Disciplinar da FIFA prevê multas de até R$ 110 mil para associações cujos torcedores pratiquem atos discriminatórios.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...