Aleksander Čeferin, presidente da Uefa, defendeu a vitória de Rodri no troféu da Bola de Ouro. Questionado acerca do prêmio, o dirigente afirmou que o espanhol foi a “alma” da seleção espanhola e do Manchester City. No mês de outubro de 2024, Rodri acabou sendo eleito como o melhor jogador do mundo, pela revista “France Football”, com Vini Jr. ficando com o segundo lugar do prêmio.
Comentário do dirigente
Em uma entrevista realizada ao jornal “Delo”, da Eslovênia, o presidente da Uefa comentou: “absolutamente (o resultado foi justo). Rodri foi a alma da seleção, a Espanha que conquistou a Eurocopa, e a alma do Manchester City, que venceu praticamente tudo nos últimos anos. Cerca de 100 jornalistas votaram, e ele conseguiu um número grande“.
Premiação Bola de Ouro
Volante do Manchester City, Rodri, foi eleito o Bola de Ouro da temporada de 2023/24. Campeão da Eurocopa e da Premier League, o jogador superou o favoritismo de Vini Jr na premiação e encerrou um jejum de 64 anos sem que um espanhol fosse eleito o melhor jogador do mundo, o último tinha sido Luis Suárez, em 1960.
Rodri se destacou em meio a uma concorrência acirrada, e conseguiu superar grandes nomes do futebol mundial, como Vini Jr., Kylian Mbappé, Jude Bellingham e Erling Haaland. O volante é conhecido devido a sua visão de jogo e habilidades defensivas.
A escolha pelo espanhol aconteceu devido à ótima temporada individual por time e seleção. Rodri foi peça fundamental nos esquemas de jogo de Pep Guardiola e Luis de La Fuente, ele foi a engrenagem dos títulos no Campeonato Inglês e na Euro 2024. Além de ter sido eleito o melhor jogador da disputa continental.
Na temporada 2023/24, o espanhol disputou 50 partidas, sendo 38 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, marcando nove gols e dando 13 assistências. No total, foram 49 jogos de invencibilidade.