Procuradoria do STJD toma decisão sobre confusão na final da Copa do Brasil

Denúncia pede que a Arena MRV feche, após confusão no jogo entre Atlético e Flamengo

Por Ana Gomez
3 min de leitura
Foto destaque: torcedores do Atlético jogando bomba e tentando invadir o campo (Reprodução/Gilson Lobo/AGIF)

Nesta segunda-feira (11), a procuradoria do STJD denunciou o Atlético-MG devido às cenas de violência que aconteceram na Arena MRV durante a final da Copa do Brasil, que aconteceu no último domingo (10). O time mineiro pode perder até dez mandos de campo, após ter sido denunciado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Procuradoria denuncia

O pedido que a Procuradoria realizou ao presidente do STJD é que a Arena MRV seja fechada até o julgamento da denúncia, que ainda não possui data marcada. Devido a isso, o Atlético iria mandar suas partidas em outro local e sem a presença dos torcedores.

Os procuradores da denúncia realizada são Paulo Dantas, Mariana Andrade Rabelo, Eduardo Araújo e João Marcos Siqueira. O documento relata as bombas arremessadas no campo, invasões ao gramado e aponta incapacidade da organização do estádio em realizar um jogo. No total, são 17 páginas, com imagens. A análise será realizada pelo presidente do STJD, Luis Octavio Veríssimo.

O documento cita: “as gravíssimas falhas do clube mandante ao não prevenir e conter imediatamente os atos de violência e de enorme desordem […] corroboram a existência de risco concreto, que somente será afastado quando houver a comprovação da tomada de medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinarias necessárias para fins de manutenção da segurança do estádio”.


Raphael Claus, árbitro do jogo, observando a confusão na Arena MRV depois da final da Copa do Brasil
Raphael Claus, árbitro do jogo, observando a confusão na Arena MRV depois da final da Copa do Brasil (Foto: reprodução/Gilson Lobo/AGIF)

Briga dos torcedores

Aos 37 minutos do segundo tempo, Gonzalo Plata marca para o Flamengo, e com isso os ânimos se afloraram e a situação saiu totalmente do controle.

Aconteceram brigas entre jogadores e comissão técnica dentro de campo, a invasão de um atleticano no campo, arremesso de copos e objetos por parte dos torcedores, e até mesmo bombas atiradas o campo, chegando perto de alguns jogadores do Flamengo. Alguns sinalizadores foram acesos por torcedores na arquibancada. A partida ficou parada aproximadamente seis minutos até que o controle fosse retomado pelas forças de segurança.

Após o final do jogo, outra confusão se desenrolou. Torcedores mineiros danificaram uma das entradas laterais de acesso ao gramado, tentaram invadir, arremessaram objetos nos seguranças e precisaram ser contidos pela equipe de segurança. Hulk e Battaglia chegaram a ir ao local e pediram para que os torcedores parassem com os atos.

Escrevo para a editoria de esportes e reviso os textos
Sair da versão mobile