Renato Paiva, técnico do Botafogo, projeta time no Mundial e destaca torneio: “sonho de todo treinador”

Renato Paiva, técnico do Botafogo, concedeu entrevista à FIFA e falou sobre a expectativa de disputar o novo Mundial de Clubes da entidade máxima do futebol. A competição vai reunir os 32 melhores clubes do mundo. Orgulhoso e entusiasmado com a oportunidade de fazer parte dos selecionados para o torneio, projetou os desafios que o […]

02 maio, 2025
Foto destaque: Renato Paiva, técnico do Botafogo (reprodução: Thiago Ribeiro/AGIF)
Foto destaque: Renato Paiva, técnico do Botafogo (reprodução: Thiago Ribeiro/AGIF)
Renato Paiva, técnico do Botafogo, se mostra empolgado por disputar o Mundial de Clube nos Estados Unidos.

Renato Paiva, técnico do Botafogo, concedeu entrevista à FIFA e falou sobre a expectativa de disputar o novo Mundial de Clubes da entidade máxima do futebol. A competição vai reunir os 32 melhores clubes do mundo. Orgulhoso e entusiasmado com a oportunidade de fazer parte dos selecionados para o torneio, projetou os desafios que o Glorioso vai ter quando começarem os jogos.

O técnico chegou ao Botafogo em fevereiro deste ano e até agora comandou a equipe em dez jogos, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. No Brasil, o português também passou pelo Bahia, em 2023.


Técnico Renato Paiva em dia de treinamento tático(Foto: reprodução/Instagram/@botafogo)

Emoção, orgulho e os obstáculos que o Botafogo vai enfrentar no Mundial de Clubes

Renato Paiva se mostra empolgado para disputar o torneio internacional. Para o treinador português, o Mundial é uma vitrine do mais alto nível do futebol mundial. O técnico entende que o sonho de participar de um Mundial move tanto jogadores quanto treinadores.

O técnico disse considerar o Mundial de Clubes um torneio emocionante por fazer parte dos 32 melhores clubes do mundo. Segundo ele, isso demonstra a qualidade e a capacidade de quem conseguiu atingir este patamar. O treinador alvinegro comentou ainda que é o sonho de qualquer técnico treinar um clube ou uma seleção, para participar da competição, o que faz com que se sinta orgulhoso por participar.

O treinador comentou sobre as expectativas de enfrentar o Seattle Sounders na estreia, nos Estados Unidos. O treinador alvinegro reconheceu a força do adversário jogando em casa, mas salientou a presença esperada da torcida alvinegra no estádio.

O estádio é muito bonito. Haverá essa desvantagem de jogarmos fora, mas estou convencido de que vai haver muita gente do Botafogo atrás da equipe, muita gente brasileira nos Estados Unidos. […] Espero que os meus jogadores sejam, nesse primeiro jogo, mais razão do que emoção, porque isso ajuda muito a ganhar”.

Paiva também falou em relação aos confrontos do Botafogo contra PSG e Atlético de Madrid. O técnico reconheceu a superioridade dos adversários europeus e enalteceu a continuidade dos técnicos Luís Henrique e Diego Simeone como fator de desvantagem. Porém, o técnico enfatizou que o objetivo é encarar qualquer adversário com seriedade.

Renato Paiva assumiu o comando técnico do Botafogo em fevereiro de 2025(Foto: reprodução/Instagram/@botafogo


Objetivo e jogos do Botafogo no torneio

Com as conquistas recentes da série A do Brasileirão e da Libertadores, o Botafogo chega ao Mundial com altas ambições. O técnico Renato Paiva reforçou a mentalidade vencedora do clube:

O objetivo num clube desta dimensão é ganhar, ganhar todos os jogos, ganhar a competição. […] Olhamos jogo a jogo, mas, obviamente, quando entrarmos no avião para os Estados Unidos, o objetivo é ganhar a competição”. Ressaltou o treinador.

Jogos:

  • Botafogo x Seattle Sounders (EUA)
  • Primeira fase (jogo 1 – Grupo B)
  • 15 de junho, domingo, às 23h (de Brasília)
  • Seattle Field
  • PSG (FRA) X Botafogo
  • Primeira fase (jogo 2 – Grupo B)
  • 19 de junho, quinta, às 22h (de Brasília)
  • Rose Bowl
  • Atlético de Madrid (ESP) x Botafogo
  • Primeira fase (jogo 3 – Grupo B)
  • 23 de junho, quinta, às 16h (de Brasília)
  • Rose Bowl.

Mais notícias