Uma das candidatas a surpresa da competição, Romênia, venceu a Ucrânia por 3×0, na partida de abertura do Grupo E, e se consolidou como uma real ameaça no torneio. Os dois primeiros gols, foram originados de dois imponentes chutes de fora da área, de Stanciu, capitão da seleção e Razvan Marin. O terceiro, que fechou o placar em Munique, foi construído a partir de uma jogada de escanteio curto, fazendo com que a seleção romena largasse na frente em um grupo que ainda possui Eslováquia e Bélgica.
Apesar do placar largo, quem dominou a posse foi a seleção ucraniana, que chegou a bater a marca de 72% de posse de bola. Isso, apenas provou, a grande solidez defensiva de Romênia, que não cedeu espaços suficientes para a construção de jogadas, com blocos muito bem organizados e postados. A imponência defensiva, consequentemente, gerou confiança na transição rápida e armação de contra-ataques, além da eficiência nas finalizações.
Atenção aos resultados
Com os três pontos conquistados, a Romênia se estabelece na ponta da tabela do Grupo E. Dessa forma, a Ucrânia é atualmente, a lanterna da chave, com zero pontos somados. Vale destacar que, Eslováquia e Bélgica, que complementam o restante do grupo, já se enfrentaram, com surpreendente placar de 1×0 a favor da Eslováquia, o que por critério de desempate, a deixa na vice-liderança do grupo.
Um suspiro de esperança
Desde o mês de fevereiro de 2022, a Ucrânia vive uma tensão constante em seu país devido aos conflitos com a Rússia. Em sua quarta participação consecutiva na competição europeia, o elenco adotou a atitude de entrar em campo com a bandeira da Ucrânia sobre seus ombros. A equipe não joga mais em seu território devido ao confronto, trazendo uma grande massa de torcedores a Alemanha, que se manifestaram no jogo desta segunda.